Uma carroceria reluzente, repleta de cromados, pode até impressionar quem olha um caminhão de fora. Mas, para quem sabe o que é passar muitas horas diárias ao volante de um veículo de carga nas descuidadas rodovias nacionais, um banco confortável pode ser bem mais relevante. Para tentar assegurar mais conforto e produtividade aos motoristas – e, de quebra, ainda melhorar a rentabilidade dos frotistas –, a nova geração de bancos é o grande destaque da evolução no posto de trabalho do motorista que a Mercedes-Benz acaba de apresentar para os caminhões Atego, Axor e Actros.

Cockpit Caminhão Mercedes-Benz

Os novos bancos foram concebidos e produzidos pela equipe do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil, em parceria com fornecedores. Segundo a marca alemã, foram projetados de acordo com o biotipo do motorista brasileiro, para privilegiar bem-estar e a satisfação de quem passa horas ao volante. Nas versões Estático e Pneumático – “Standard” e “Conforto” –, os novos assentos dos caminhões Mercedes-Benz se caracterizam pelo encosto com perfil mais envolvente, similar aos dos automóveis. Tiveram sua espessura de espuma aumentada em 10 mm em relação à versão anterior. Todos os bancos têm cintos de segurança integrados e os apoios laterais envolventes propiciam melhor acomodação das costas. Na versão Conforto, os novos bancos do motorista têm 12 regulagens: ajuste do encosto das costas, baixar/levantar o assento pneumático, ajuste da altura do banco, ajuste da inclinação do assento, ajuste do amortecedor, amortecimento horizontal, ajuste horizontal, ajuste da profundidade do assento, dois apoios de braço, baixar/levantar o encosto das costas e ajuste lombar.

Cockpit Caminhão Mercedes-Benz

Além dos novos bancos, os caminhões Atego, Axor e Actros passam a oferecer um novo pacote multimídia com painel, volante multifuncional e sistema de som. Entre os itens disponíveis, como série ou opcional, incluem-se sintonizador de FM com RDS-EON, sintonizador AM para ondas curtas, médias e longas e pré-sintonias; toca CD compatível com MP3 e WMA; entradas auxiliares Mini-USB e AUX; Bluetooth com facilidade de viva-voz; e volante multifuncional com comando sem tirar as mãos do volante para operar o rádio e o celular, além de navegar as operações do computador de bordo no painel. O volante multifuncional conta com teclas de acionamento para os comandos do painel de instrumentos.

Cockpit Caminhão Mercedes-Benz

Outra novidade é que o tacógrafo digital passa a ser item de série para os caminhões Mercedes-Benz. Homologado pelo InMetro, o novo tacógrafo digital BVDR não utiliza os tradicionais discos, mas sim fita de papel, que pode ser impressa no próprio veículo, caso a autoridade de trânsito venha a solicitar. Todas as informações são gravadas em memória interna podem ser extraídas para armazenamento externo, em um pen drive, por meio de uma porta USB, ou via WEB. A identificação do motorista é feita por meio de botões no painel frontal do próprio aparelho. O sistema pode identificar até 50 condutores. Os dados gravados pelo tacógrafo incluem a velocidade do caminhão, distância percorrida, rotação do motor, velocidade máxima e status do veículo (parado ou em movimento). Também armazena informações do motorista (código do motorista, número da CNH, início e fim da condução) e do veículo (chassi e placa). 

Cockpit Caminhão Mercedes-Benz

Com o lançamento dos novos postos de trabalho para o motorista nos seus caminhões, a Mercedes-Benz antecipa uma das novidades da marca na Fenatran 2017, o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, que será realizado em São Paulo, em outubro. Segundo o fabricante, as inovações nas cabines busca trazer mais economia, conforto, força e desempenho aos caminhões, ampliando mais rentabilidade para os clientes. “O novo posto de trabalho assegura um alto nível de ergonomia e facilita a operação no dia a dia do motorista, o que se traduz em maior conforto e produtividade”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Cockpit Caminhão Mercedes-Benz


Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: divulgação