Salão do Caminhão

Mapa do Site

Tabela Fipe: Avalie grátis seu caminhão

Informe seu e-mail se desejar receber uma cópia da avaliação.

Informe seu e-mail se desejar receber uma cópia da avaliação.

Informe seu e-mail se desejar receber uma cópia da avaliação.

Sobre a Fipe

Fipe

A tabela Fipe é uma tabela de referência para os preços médios dos veículos no mercado nacional. Seus dados são disponibilizados, após pesquisas de mercado, pela entidade Fipe.

A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é uma entidade de direito privado criada em 1973, sem fins lucrativos, com destacada atuação nas áreas de pesquisa e ensino.

Esta Fundação estuda os fenômenos econômicos e sociais com base no instrumental teórico e metodológico da Economia, com o propósito de contribuir para: o debate dos problemas econômicos e sociais do país; a formulação de políticas econômicas e outras políticas públicas; a avaliação da importância dessas políticas para o crescimento sustentável da economia brasileira, o fortalecimento do sistema produtivo, o aumento da competitividade do país, a melhor distribuição da renda e a eliminação da pobreza. (Fonte)

Perguntas mais frequentes (FAQ)

Reunimos as principais dúvidas dos nossos usuários sobre a Tabela Fipe.
Entenda como funciona e saiba sua utilidade na revenda de caminhões.

1. O que é a tabela Fipe?
Tabela Fipe é o nome dado para o conjunto de valores de caminhões usados e seminovos para comercialização no mercado brasileiro. A base de dados é de responsabilidade da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, órgão de apoio institucional ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo.

A tabela foi criada no ano de 1973 e, desde então, é utilizada tanto pelo governo quanto por empresas privadas. Os dados não servem apenas de base para as vendas dos veículos, mas também costuma ser utilizado como referência para as apólices de seguros automotivos feitas em todo território nacional. A tabela também é utilizada para o cálculo de determinados tipos de impostos, como o IPVA.

Para que os dados se mantenham sempre atualizados, a tabela Fipe ganha uma nova versão todos os meses.
2. Quem criou e qual o objetivo da tabela Fipe?
A tabela foi criado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), uma organização de direito privado, sem fins lucrativos. O órgão foi criado no ano de 1973, tendo como principal objetivo prestar apoio ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Mais do que apenas definir os valores dos veículos usados no Brasil, cuja tabela acabou se tornando um dos serviços mais conhecidos da instituição, a Fipe trabalha em outros projetos, analisando os fenômenos econômico e sociais com base no instrumento metodológico da Economia.

Com uma equipe formada por profissionais de diversas áreas e com larga experiência em áreas de ensino, projetos e pesquisas, a Fipe consegue oferecer soluções tanto para o poder público quanto para empresas e instituições privadas.
3. Como é feito o cálculo dos preços da tabela Fipe?
A tabela Fipe mostra os preços médios praticados no Brasil de veículos seminovos e usados. Para isso, a Instituição responsável realiza uma série de pesquisas e cálculos, com uma fórmula criada por especialistas no assunto. Todos os valores são calculados a partir do ano base de 1985 no segmento de carros e utilitários, ou 1981, para caminhões e outros veículos de maior porte. Também existe o cálculo para motos, triciclos e quadriciclos, tendo como ano base 1990.

A equipe da Fipe realiza pesquisas diretamente nas concessionárias que vendem os veículos para o consumidor final, levando em consideração sempre o valor para pagamento à vista. Os valores mais altos e mais baixos acabam sendo excluídos da fórmula. Os valores finais acabam representando essa média dos preços que não estão no extremo.

Vale lembrar que os valores definidos pela Fipe representam uma média e servem como referência. Nenhuma empresa ou pessoa física é obrigada a vender um determinado veículo com aquele valor, uma vez que outros fatores podem ser aplicados, como conservação, equipamentos, etc.
4. Para que serve a tabela Fipe?
A tabela Fipe serve basicamente para definir os valores médios dos veículos que são vendidos no mercado brasileiro. Os valores podem ser utilizados diretamente pelos consumidores pessoa física que desejam vender os seus caminhões usados, por exemplo. Estes preços partem dos valores dos caminhões quando são vendidos novos, e passam por uma série de ajustes com base nos critérios definidos pela instituição.

Além disso, a tabela Fipe também acabou sendo adotada por outros setores do mercado. Por exemplo, as empresas de seguro costumam utilizar essa tabela para definir os valores das apólices para o cliente final. Para isso, a apólice em questão deve deixar claro para o segurado que os valores serão sempre referentes a tabela Fipe.

Como se trata apenas de uma pesquisa referencial, a instituição responsável pela coleta e publicação dos dados não precisa se responsabilizar pela fiscalização da prática dos mesmos, uma vez que ninguém é obrigado a vender com o preço da Fipe. Os valores servem apenas como uma média de mercado.
5. Como consultar o preço de caminhão na tabela Fipe?
Os valores de referência para os caminhões seminovos e usados listados pela tabela Fipe são atualizados sempre mensalmente, com o objetivo de manter a publicação sempre com um retrato atual da economia do setor automotivo nacional. Para consultar os dados da Fipe, você pode pesquisar diretamente no site Salão do Caminhão.

Para ter acesso aos valores, tudo o que você precisa fazer é informar alguns dados, como tipo de veículo, ano modelo, modelo e versão. Se preferir, você também pode informar o seu e-mail para receber uma cópia da avaliação.

Lembre-se que os dados consultados são diretamente obtidos junto a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, sendo de responsabilidade inteiramente da instituição.
6. A tabela Fipe é confiável?
A tabela foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, um órgão que existe desde o ano de 1973 e que tem nas suas atribuições prestar apoio ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Os dados que constam na tabela dos valores dos veículos são confiáveis, uma vez que essa instituição possui todo o respaldo da comunidade cientifica dentro de sua área. Também está vinculada a uma das melhores Universidades do mundo. A metodologia utilizada foi criada e aprovada por profissionais com larga experiencia nas suas áreas.

Vale ressaltar que a tabela Fipe não é o único trabalho realizado pela instituição. Eles também são responsáveis, por exemplo, por índices como IPAC, IPC e IPOP, que são amplamente utilizados por empresas privadas e pelo próprio governo, em diferentes esferas.
7. O que significa "100% da tabela Fipe" usado pelos Seguros de caminhões?
A tabela Fipe costuma ser utilizada pelas seguradoras como valores de referência nas apólices feitas de veículos dentro do território nacional. Ela pode ser citada de diversas formas, mas geralmente acaba aparecendo como o valor de mercado referenciado, uma das modalidades utilizadas para o cálculo de indenizações, por exemplo.

Quando a apólice indica um valor de referência de 100% da tabela Fipe, por exemplo, ela define este instrumento como a referência para que seja feito o cálculo da indenização que será paga para o segurado em caso de sinistro. Essa modalidade leva em conta a depreciação do veículo na hora de pagar a indenização integral. Isso porque o valor de referência é sempre o preço do veículo segurado no mês de pagamento da indenização.

Existem também outras modalidades de seguro utilizadas para definir o valor da indenização. Um exemplo é o valor determinado. Neste caso, o valor do veículo em questão deve ser fixado na apólice, descartando a atualização dos dados feitas mensalmente na tabela Fipe.
8. O que vale para a tabela Fipe: ano de fabricação ou ano modelo?
O "ano modelo" sempre deve ser a informação levada em consideração na hora de fazer qualquer tipo de transação comercial envolvendo um veículo. Inclusive também é a informação utilizada para referenciar os valores na tabela Fipe.

Isso acontece porque, muitas vezes, as montadoras lançam as novidades de uma versão para a outra na troca de ano, mas isso não significa que necessariamente o caminhão esteja sendo produzido naquela data. Por exemplo, um modelo 2021, com uma série de novidades em comparação com omodelo 2020, pode ser lançado no ano de 2020, e continuar sendo vendido no ano seguinte.
9. Como saber o código Fipe de um veículo?
O código Fipe é uma sequência de números utilizadas pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas com o objetivo de identificar um determinado veículo para que seja mais fácil consultar suas informações na base de dados. Todos os veículos que atualmente circulam pelo Brasil recebem um código deste tipo.

Para consultar, basta fazer uma pesquisa em qualquer base de dados que tenha as informações da tabela Fipe, como a que está disponível aqui no Salão do Caminhão. Lembrando que o código não é criado apenas a partir do modelo, mas outras informações também são levadas em consideração, como a marca e o ano modelo e ano fabricação do veículo em questão.

A Fipe utilize alguns parâmetros para definir os códigos, com o objetivo de agrupar os veículos que sejam de uma mesma montadora. Por exemplo, os veículos da Chevrolet contam com um código que possui prefixos que vão de 4001 a 4479. A variação é aplicada de acordo com o modelo e o ano de fabricação do veículo.

O código facilita muito a vida na hora de pesquisar as informações, pois tendo este dado a pessoa terá certeza que o valor em questão corresponde ao seu caminhão, em todos os critérios estabelecidos.
10. Como é feita a atualização da tabela Fipe?
Um dos principais motivos da tabela Fipe ter se tornado uma referência confiável, é a garantia dada pela instituição de que todos os dados passam por uma atualização mensal.

Ou seja, todos os meses a tabela passa por uma revisão completa, todos os seus dados são atualizados a partir dos valores mais recentes utilizados nas vendas dos veículos diretamente aos consumidores. O processo de atualização leva em consideração as pesquisas feitas pelos profissionais do Instituto nas concessionárias que vendem os veículos, com abrangência nacional.

Vale ressaltar que os valores atualizados levam em consideração uma média dos valores do caminhão de mesmo "ano modelo". Outros fatores, como os opcionais de um caminhão ou a quantidade de itens e equipamentos que um determinado veículo possui, devem ser calculados individualmente, tendo a Fipe apenas como uma referência.
11. As lojas são obrigadas a seguir o valor da tabela Fipe?
A tabela Fipe conta com valores que servem como referência para o mercado dos veículos seminovos e usados. Apesar de ser amplamente adotada nos mais diversos setores da indústria automotiva, os dados constantes nesta base não precisam necessariamente serem adotados por quem está comprando ou vendendo.

Neste caso, a lei da livre oferta acaba sendo mais relevante. Ou seja, o dono do veículo possui o poder de vender o caminhão em questão pelo valor que ele achar mais justo, por exemplo. Existe muita discrepância, na prática, entre os valores de venda e os valores da Fipe, e isso acontece basicamente em virtude da fórmula utilizada pelo Instituto, que exclui valores extremos e não leva em consideração itens e acessórios, por exemplo.

Por outro lado, é sempre importante ressaltar que qualquer empresa precisa cumprir o que promete, seja em contrato ou material de publicidade. Por isso, quando uma concessionária anuncia que compra qualquer veículo pelo valor que consta na tabela Fipe, quem vende deve receber este valor, no mínimo, levando sempre em consideração a edição mais atual da pesquisa.
12. Por que o valor praticado nas lojas são diferentes da tabela Fipe?
Muitas vezes um consumidor que está pesquisando um determinado modelo de veículo verifica o valor do mesmo segundo a tabela Fipe e acaba encontrando valores acima do mesmo nas lojas ou sites especializados. Isso acontece em virtude da tabela Fipe constar apenas valores considerados como referência para o mercado.

Os dados da tabela Fipe são obtidos a partir de uma pesquisa feita pela instituição diretamente nas concessionárias que vendem os veículos para os consumidores. Para obter uma média, são aplicadas algumas regras na fórmula, como a exclusão dos valores extremos.

Além disso, a Fipe não individualiza as avaliações, ou seja, ela não analisa particularidades como o estado de conservação que o veículo se encontra ou então a quantidade de itens e acessórios que o mesmo possui no momento da venda. Por isso existem as diferenças de valores são bastante comuns.
13. Ao anunciar um veículo, preciso seguir a tabela Fipe?
A tabela Fipe é uma importante base de dados de referência que pode ser consultado na hora de definir o valor de um determinado veículo que será colocado a venda. Entretanto, nenhum vendedor precisa necessariamente colocar aquele preço no anúncio do seu caminhão.

Como se trata de uma base de dados tradicional e consultada amplamente, o valor aparece como uma referência do que o mercado espera encontrar. Mas isso não significa que seja o mesmo valor médio encontrado na região onde a pessoa pretende vender o veículo, por exemplo.

A Fipe não consegue avaliar cada caminhão por si só, portanto deixa de levar em consideração critérios e particularidades únicas de cada veículo. Por exemplo: qual estado de conversação? Quantos km ele rodou? Quais são os itens e acessórios que acompanham o veículo? Essas informações não aparecem na pesquisa, por tanto não são levadas em consideração ao definir os valores finais da tabela.

Cabe ao vendedor utilizar o valor da Fipe como referência e fazer as demais avaliações necessárias para formar o preço final.

Tabela Salão do Caminhão

A tabela de preços do Salão do Caminhão, em parceria com a Fipe, fornece mensalmente os valores atualizados de todos os carros, motos e caminhões comercializados no Brasil.

Além disso, exibimos a depreciação e histórico do veículo. Saiba todos os preços, mês a mês. Busque direto pelo modelo do caminhão, de forma mais fácil e rápida.

  • ✔ Consulte tabela de novos e usados
  • ✔ Acesso gratuito a todos os valores
  • ✔ Valor de mercado por marca e modelo
  • ✔ Receba uma cópia da avaliação por e-mail (opcional)
  • ✔ Saiba quanto vale o seu veículo
  • ✔ Gráficos com histórico de preços

Última atualização: Agosto de 2020

Acesse sua conta

Vá mais rápido usando sua conta preferida:

    Continuar com Google


Ou acesse com seu e-mail cadastrado:


Usuário novo: Criar uma Conta


Lojistas e Concessionários, acesse Central do Revendedor