A queda brusca que o mercado de caminhões enfrenta no Brasil faz com que, cada vez mais, seja importante para as fabricantes se destacarem em determinados segmentos mais lucrativos. Ou com expectativas reais de crescimento para um futuro próximo. A Mercedes-Benz, por exemplo, é a marca líder de vendas no Brasil nos primeiros 10 meses do ano, com 29,5% de participação geral no mercado e 12.427 unidades emplacadas entre janeiro e outubro. Destas, cerca de 1.700 foram em modelos off-road, e aproximadamente mil deles especificamente para o setor canavieiro. Daí a importância de garantir novidades que interessem esse nicho e em todos os outros ligados ao fora de estrada. Não à toa, a fabricante acaba de lançar no mercado uma nova geração do câmbio automatizado PowerShift, com 12 velocidades e sem pedal de embreagem, que recebeu um desenvolvimento específico para as atividades off-road na linha Axor. E também uma linha de bancos destinados a esses cavalos mecânicos. Os preços são de R$ 400 mil para a versão 3344 e de R$ 430 mil para a 4144.

Mercedes-Benz Axor off-road

A novidade fez com que os caminhões Axor recebessem desenvolvimento específico para severas operações fora de estrada. Isso inclui locais sem pavimentação, pistas de terra e cascalho e topografia irregular. Como nas atividades canavieira, madeireira, mineração e grandes obras de infraestrutura e construção civil. O câmbio pode ser operado no modo automático ou manual, dependendo da preferência do motorista. A manopla fica localizada num console rebatível, junto ao apoio de braço do banco do motorista. Segundo a marca, a transmissão contribui para a redução no consumo de combustível, graças a trocas de marchas mais precisas e potencial de diminuição de diferenças de gasto médio existentes entre motoristas de uma mesma frota.

Mercedes-Benz Axor off-road

Para isso, a caixa de marchas conta com três funções: EcoRoll, Manobra e a exclusiva tecla Power Mode Off-Road, para aplicações exclusivamente fora de estrada e que amplia a força do Axor em situações extremas. E é justamente essa última a acionada assim que se liga o motor do caminhão. Nela, o motorista passa a ter maior controle da troca de marcha pela posição do pedal do acelerador e ganha mais torque e força para puxar a carga. Para desabilitar a função, basta apertar uma tecla “Power/Off” no painel, que ativa a EcoRoll e prioriza a economia de combustível. Já a opção de Manobra é indicada para a movimentação em pátios e estacionamento.

Mercedes-Benz Axor off-road

Mas o que faz diferença neste PowerShift para o Axor fora de estrada é um sensor de inclinação, também presente nos extrapesados da linha Actros e semipesados Atego. Trata-se de um equipamento capaz de identificar o tipo de topografia e seu ângulo para, de maneira automática, escolher a marcha mais adequada.

Mercedes-Benz Axor off-road

Além disso, a Mercedes-Benz também está introduzindo em seu portfólio uma nova geração de bancos para motorista e passageiro. A mudança inclui modernização no visual e acabamento lavável. Mas se destaca, principalmente, pelas múltiplas regulagens, cintos de segurança integrados, disponibilidade de suspensão pneumática e revestimento em vinil, com aparência de couro, nas versões Standard e Conforto, para a linha Axor fora de estrada. O encosto tem perfil e imagem mais semelhantes ao de um banco de automóvel. A espessura de espuma cresceu 10 mm em relação à versão anterior e a escolha de opção de vinil serve para suavizar o toque na cabine e, ao mesmo tempo, garantir uma limpeza mais fácil dos assentos – algo que certamente faz diferença quando se tratam de modelos para utilização off-road.

Mercedes-Benz Axor off-road


Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação