Scania tenta conquistar caminhoneiros com disputa do torneio O Melhor Motorista de Caminhão do Brasil

As palavras “crise” e “desemprego” brotam com facilidade nos noticiários. Talvez por isso, chame a atenção quando se fala em vagas sobrando em qualquer mercado. E mais ainda se esse número ultrapassa os 130 mil postos de trabalho. E segundo a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, a Fabet, essa é a realidade das oportunidades disponíveis a caminhoneiros no país. Faltam, porém, profissionais qualificados para preencher essas vagas. Não é difícil entender essa carência. Mais de 60% das cargas no Brasil são movimentadas por caminhões e a atual legislação, que entrou em vigor em 2012, reduz e controla fortemente a carga horária dos profissionais do volante. Um cenário que força as empresas ligadas ao setor a pensarem em meios de atrair e conquistar quem já está ou quer se tornar apto para o transporte de cargas. “A sociedade não pode se esquecer do papel do motorista de caminhão para o desenvolvimento da economia”, ressalta Eronildo Santos, diretor de Vendas de Veículos da Scania no Brasil. Estimular motoristas a investir na profissão de caminhoneiro é um dos objetivos da quinta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, com inscrições abertas pelo site www.melhormotorista.com.br até o dia 27 de julho.

A competição nada mais é que uma forma de associar a marca Scania à valorização do profissional das estradas e incentivar o treinamento eficiente aos motoristas. De acordo com estatísticas levantadas pela Fabet, um caminhoneiro bem preparado pode diminuir em até 47% o índice de acidentes nas rodovias. Mas outros fatores – ligados à rentabilidade nos negócios – podem estimular ainda mais as empresas a se dedicarem a uma instrução eficiente aos seus funcionários. Algumas mudanças na forma de dirigir podem reduzir em mais de 10% os gastos com consumo de combustível de um caminhão e aumentar em cerca de 10% a vida útil de seus pneus. Ou seja, uma forma de conseguir economia de recursos, já que o combustível representa cerca de 40% das despesas do setor de transporte de cargas, sendo o custo de maior impacto. E, de quebra, acalmar os ambientalistas de plantão com a redução de emissões de poluentes nas rodovias.

Scania

Um dos fatores que já vem servindo de estímulo aos jovens que se encantam pela profissão de motorista de caminhão é a nova legislação vigente para a função, a lei 12.619, criada em 30 de abril de 2012 e chamada Lei do Motorista. A partir dela, ficou instituído o limite máximo de quatro horas de direção ininterrupta para o profissional, que deve ter uma parada de 30 minutos ao chegar a esse tempo. Há ainda o direito a uma hora de parada para as refeições e jornada semanal de 35 horas. A falta de motoristas é tamanha que alguns frotistas passaram a importar motoristas da Bolívia. “A lei está profissionalizando o setor com cargas horárias definidas e tornando as viagens menos longas e cansativas”, avalia Eronildo. E ele também atenta para outro detalhe que impressiona os novos profissionais da área. “Temos caminhões cada vez mais tecnológicos, seguros e confortáveis atualmente”, ressalta.

 A primeira edição do Melhor Motorista de Caminhão do Brasil aconteceu em 2005 e teve 11 mil inscritos. Na seguinte, esse número subiu para 21 mil e na última, em 2012, chegou a impressionantes 47 mil candidatos. Um dos atrativos é a premiação. Neste ano, o vencedor ganhará R$ 40 mil, distribuídos em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos, um jogo de seis pneus da Bridgestone e um curso de 40 horas. Além disso, ainda fatura uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia. Mas todos os inscritos ganham um curso online chamado Atendimento Eficaz. Ao passar pela prova teórica, levam também outro, Série de Logística – Conceitos e Aplicações. Já os 28 campeões regionais recebem o curso de Treinamento de Motoristas Scania Master Drive.

Scania Prova

Para faturar a vitória, o candidato precisa passar por etapas que envolvem desde prova escrita e um checklist a ser realizado antes de uma suposta viagem a testes de manobra e percurso. Na estrada, conta ter uma direção segura e econômica. Na parte de manobras, estacionar o caminhão, derrubar pinos específicos com a traseira e a roda dianteira direita e parar o cavalo mecânico com a parte central da sua frente alinhada a um alvo grudado no chão estão entre as provas. Ou seja, ganha quem conseguir unir conhecimento, técnicas de condução, habilidades com os avanços tecnológicos e adaptação a diferentes situações pelo caminho.

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