Ribeirão Preto/SP - Assim como acontece com os automóveis, os caminhões também lançam suas séries especiais. Normalmente a motivação é a mesma dos veículos de passeio: agregar equipamentos e detalhes estilísticos para tornar uma determinada versão mais atraente, melhorar sua relação custo/benefício e estimular as vendas. Em tempos onde a queda nos emplacamentos no setor de caminhões pesados ultrapassa os 60% em relação ao ano passado, tentar formas novas para ajudar a vender pode ser uma boa ideia. Foi o que pensou o departamento de marketing da Scania, que acaba de lançar a série especial Griffin Edition de seus caminhões pesados e extrapesados R440 e R480. Apenas 300 unidades serão produzidas até o final do ano. Segundo o departamento de Vendas da marca, 15 já foram vendidos antes mesmo do lançamento. “Tradicionalmente, os caminhões de séries limitadas da Scania são muito disputados”, comemora Victor Carvalho, diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil.
O nome da série evoca o Grifo, criatura mitológica que mistura corpo e patas traseiras de leão com cabeça, asas e patas dianteiras de águia. Na Antiguidade, o Grifo era um símbolo de poder divino e guardião de tesouros. O animal lendário aparece nos escudos da cidade sueca de Malmö, onde surgiu a Scania – que atualmente é sediada em Södertälje. Daí, o ser mítico tornou-se a própria logomarca da Scania. A cabeça da águia de língua de fora, com uma coroa e uma juba, aparece de diferentes formas na série especial Griffin Edition. “Cada detalhe é pensado para agradar os admiradores da marca Scania”, explica Márcio Furlan, gerente de Marketing e Comunicação da Scania do Brasil.
Sutis ou ostensivas, as aparições do Grifo e do nome na nova série especial da Scania estão espalhadas por toda a cabine elevada R Highline – que nos modelos Griffin Edition sai de fábrica sempre na exclusiva cor Cinza Carbono, incluindo espelhos, maçanetas e para-choques. De frente, na parte alta da carroceria elevada, uma grande inscrição “Griffin Edition”, acompanhada de uma pequena silhueta do ser mitológico, pode ser vista à distância. Uma grande logomarca da Scania foi instalada dentro da cabine, na parede atrás dos bancos. À noite, ganha iluminação e também é bastante vistosa. Na lateral, um adesivo gigantesco da cabeça do Grifo, em dourado, adorna a parte posterior da cabine, em cima dos defletores de ar. Sobre as portas, a mesma adesivação frontal com o nome da série é reproduzida, em escala menor. As calotas das rodas dianteiras e a capa das pontas de eixo traseiras também são adornadas com a marca da Scania. E o miolo das maçanetas, que é cromado, tem desenhos do Grifo em baixo relevo. Por dentro, além da grande logomarca luminosa no fundo da cabine – que pode ser desligada pelo motorista –, os adereços exclusivos da série especial se restringem aos tapetes. A logomarca do volante é a mesma que aparece em qualquer veículo Scania.
Design diferenciado conta pontos numa série especial, mas são os equipamentos incluídos no “pacote” que realmente fazem a diferença. Faróis de xenônio são de série, assim como as lanternas em leds. A caixa é a automatizada Opticuise e a série especial ainda agrega o Scania Driver Support, que dá dicas ao motorista no painel para ajudar a melhorar a performance do veículo, além do piloto automático Ecocruise e do freio hidráulico auxiliar Scania Retarder. Os espelhos retrovisores são angulares, em ambos os lados, e o volante é revestido em couro. Ar-condicionado, computador de bordo com visor colorido de 6,5 polegadas e rádio com Bluetooth, USB, Aux e SD Card complementam os itens de conforto. O GPS também vem de fábrica nos Griffin Edition.
Segundo a Scania, o conjunto de equipamentos incorporados à série especial, se fossem adquiridos como opcionais e acrescidos aos modelos-base, custariam pelo menos mais R$ 30 mil que os modelos Griffin Edition. A série estará disponível nos modelos R440 – o “best seller” da marca – e R480, nas configurações 6X2, 6X4 e na recém-lançada 8X2. Os preços variam na faixa entre R$ 420 mil e R$ 550 mil, dependendo da configuração.
Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Divulgação