Na fabricação de caminhões, é normal que as especificações finais do veículo sejam definidas pelo cliente - é a chamada customização. Só que, às vezes, uma configuração criada especificamente para um cliente pode ser interessante para muitos outros. Foi o que ocorreu com a Mercedes-Benz, quando foi negociar com a transportadora de laticínios paranaense Via Lácteos a comercialização de algumas unidades dos modelos Atego 1719 4x2 e Atego 2426 6x2. Como a atividade da Via Lácteos é recolher o leite nas fazendas, na zona rural, e transportá-lo para as empresas beneficiadoras, que ficam nas cidades, precisava de um veículo que conjugasse a robustez de um off-road para encarar as trilhas na roça com a versatilidade e a praticidade necessárias para encarar o trânsito urbano. A Mercedes desenvolveu o chamado Pacote Robustez, com itens de série nos modelos off-road, e o incorporou às versões rodoviárias do Atego para os modelos 4x2 e 6x2, nas cabinas Standard e Estendida. Transformada em um novo produto da marca, a configuração Pacote Robustez do semipesado será uma das atrações no estande da marca na Fenatran 2017, o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, que será realizada em São Paulo de 16 a 20 de outubro.

Mercedes-Benz Atego

“Ouvimos com atenção o nosso cliente e atendemos sua demanda com uma nova solução de resistência e durabilidade, o que se traduz em eficiência, produtividade e rentabilidade ao mercado”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A simplicidade e o baixo custo operacional, com consumo de diesel e manutenção, são os componentes que mais exigimos. Nesse sentido, o Atego 1719 e o Atego 2426, ambos com o Pacote Robustez que idealizamos em conjunto com a Mercedes-Benz, estão nos atendendo perfeitamente”, afirma Márcio Bragatti, supervisor de frota da Via Lácteos, que já adquiriu 20 unidades do Atego com a nova configuração desenvolvida pela Mercedes. A empresa tem uma frota de 480 veículos e transporta mais de 1,1 bilhão de litros de leite por ano.

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Sob coordenação da área de Custom Tailored Trucks (CTT) da Mercedes-Benz, o trabalho de customização conta com o envolvimento de profissionais de Engenharia, Produção, Vendas, Marketing, Controlling e Peças & Serviços. O Pacote Robustez contempla o para-choque dianteiro tripartido, que permite ângulo de entrada maior, grade metálica de proteção do farol, posição lateralizada da luz de seta, primeiro degrau da cabina em metal e nova posição do suporte para placa, para facilitar o acesso ao engate do cambão. Além dessas características, os caminhões Atego podem ser configurados com os pneus 295/80 R22.5, mais altos. Todos esses itens são de série no Atego 2730 off-road e, na configuração Pacote Robustez, agora estão disponíveis para a linha rodoviária Atego 4x2 e 6x2 nas cabinas Standard e Estendida. A nova configuração do Atego atende a aplicações que envolvem transporte fora de estrada, rodoviário e urbano numa mesma operação. É indicado para operações em que o ângulo de entrada é fator importante para o transporte de cargas e prestação de serviços de apoio.

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Com essa novidade, a Mercedes-Benz avalia que será possível dar mais opções ao cliente. Para quem necessita de um veículo só para uso em operações fora de estrada, o indicado é o Atego 2730 6x4. Nas atividades onde o caminhão utiliza, além de vias não pavimentadas, estradas e ruas, a melhor solução é um dos modelos Atego rodoviários com o Pacote Robustez. “Assim como conquistou a aprovação e a satisfação da Via Lácteos no exigente e especializado transporte de leite, a nova configuração ainda mais robusta deverá, por exemplo, ampliar o sucesso do Atego no Nordeste”, acredita Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. Disponíveis nas cabinas Standard e Estendida dos modelos rodoviários 1419 4x2, 1719 4x2, 1726 4x2, 1729 4x2, 1730 4x2, 2426 6x2 e 2430 6x2, as versões Pacote Robustez do Atego podem utilizar o motor OM 924 de quatro cilindros ou o OM 926 LA de seis cilindros. Graças ao chassi totalmente plano, os caminhões da linha Atego proporcionam mais facilidade de encarroçamento. Estão aptos a receber todo tipo de carroçarias e implementos, como baú, carga seca, furgão isotérmico ou frigorificado, sider, bebidas, botijões de gás, tanque de combustíveis, GLP ou produtos químicos, carroçaria aberta de madeira ou alumínio e diversos outros.


Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Divulgação