A Mercedes-Benz do Brasil anunciou nesta semana a abertura de algumas centenas de vagas destinadas as suas fábricas, instaladas tanto no ABC Paulista quanto também na cidade e Juiz de Fora, localizada no interior do estado de Minas Gerais. A empresa afirma que estão sendo abertas 330 oportunidades de trabalho.
Na fábrica unificada de São Bernardo do Campo, em São Paulo, a previsão é que sejam contratados 250 novos profissionais. A unidade está adotando a tecnologia chamada indústria 4.0, que acaba unificando as linhas de montagem de caminhões leves, médios e pesados. Antes disso as categorias eram divididas em duas linhas de acordo com o tamanho do veículo.
Além disso, a empresa deve ainda contratar mais 80 profissionais, que vão atuar diretamente na unidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Neste local a companhia costuma concentrar a fabricação de caminhões pesados.
Atualmente a Mercedes-Benz conta com 4 fábricas instaladas no Brasil, empregando cerca de 9.800 funcionários. Ao longo do ano de 2018 a empresa deve abrir mais vagas, sendo que uma projeção inicial é que a quantidade de novos contratos ao longo deste ano cheque a 700.
Recuperação
A contratação de novos profissionais demonstra que a Mercedes-Benz realmente está trilhando um caminho de retomada do crescimento no mercado brasileiro. De acordo com as informações divulgadas pela companhia, a produção de caminhões e ônibus cresceu 30% nos primeiros meses de 2018, na comparação anual.
Mesmo com este crescimento, as unidades ainda não estão operando a todo o vapor. É o caso da fábrica instalada em São Bernardo, que está operando apenas com 1 turno de trabalho, e apenas algumas operações adotando uma 2ª jornada. Existe uma expectativa de ampliação dos turnos de funcionamento da unidade, mas isso deve acontecer apenas no 2º semestre do ano.