Em 2016, pouco mais de 20% dos caminhões semipesados vendidos no Brasil tinham câmbios automatizados. Para 2018, a expectativa é que essa demanda ultrapasse os 50%. De olho nessa transformação acelerada no mercado nacional de semipesados, que representam 27% do mercado brasileiro de caminhões, a italiana Iveco lançou o Tector Auto-Shift. No novo produto, o conhecido motor N67 da FPT Industrial, com seis cilindros, 300 cv de potência e 107,07 kgfm de torque, trabalha associado a um câmbio automatizado Eaton de 10 velocidades. O propulsor passou por nova calibração para permitir trocas de marchas 60% mais rápidas. O Tector Auto-Shift chega em três versões: 170E30 4X2, 240E30 6X2 e 310E30 8X2.

Iveco Tector Auto-Shift

Segundo a Iveco, foram mais de 350 mil quilômetros rodados em avaliações no campo de provas da marca em Sete Lagoas e em trechos percorridos em rodovias, serras, vias urbanas, com e sem pavimentação, que colocaram à prova a resistência estrutural do veículo e o desempenho da transmissão. O objetivo foi criar uma opção de caminhão que une a durabilidade ao custo operacional. A engenharia da Iveco explica que o conjunto foi preparado para aproveitar o melhor da transmissão, aproveitando bem o desempenho do motor, além de possuir uma “super reduzida”, que permite ao motorista para arrancar em situações adversas, mesmo com o caminhão carregado. “Esse lançamento permite que a Iveco amplie a participação de mercado com a já consagrada competitividade da linha Tector”, afirma Marco Borba, vice-presidente da Iveco para a América Latina, que já produz em seu complexo industrial na cidade mineira de Sete Lagoas onze versões manuais da linha Tector.

Iveco Tector Auto-Shift

Como a opção de câmbio automatizado na linha semipesada da Iveco chegou depois dos concorrentes, a marca italiana aproveitou para “incrementar” o conjunto do Tector Auto-Shift. O pedal de acelerador é progressivo para permitir que o motorista encontre facilmente a melhor zona de torque de motor. O Down Hill permite que, em descidas suaves, sem o uso de freios, o veículo engrene a décima marcha automaticamente, mesmo que o motorista não pressione o pedal do acelerador, para proporcionar mais segurança e redução do consumo de combustível. Já o Power Auto é uma espécie de botão “sport”, que permite ao Tector Auto-Shift aumentar sua velocidade, mudando o tempo de troca de marchas para chegar mais rápido possível a 2.500 rpm. Após um minuto a função desabilita automaticamente possibilitando redução no consumo de combustível. E o Auto Coast faz com que, em condições de descida leve ou em trecho plano, quando o semipesado da Iveco estiver diminuindo sua velocidade e reduzindo as marchas, ao chegar na quinta marcha a transmissão acione automaticamente a embreagem. O objetivo é o caminhão desenvolver de forma segura e confortável para transpor um obstáculo como um quebra-molas, por exemplo. Logo após passar por ele, ao retomar a velocidade, a marcha correta é acionada sem prejuízos para a performance.

Iveco Tector Auto-Shift

Outros recursos disponíveis no Tector Auto-Shift são o Kick Down – ao pisar fundo no acelerador, a transmissão reduz uma marcha aumentando o giro do motor –, o Skip Gear – que pode alterar a sequência tradicional das marchas dependendo da carga, velocidade e inclinação da pista –, o Hill Holder – assistente de partida em rampa que mantém o veículo parado por 3 segundos, facilitando o engate da primeira marcha – e o ASR – que, em condições de baixa aderência, controla as rodas evitando que elas girem em falso. “Um motorista chega a fazer de 400 a 800 trocas de marchas por dia, dependendo da aplicação. Desenvolvemos características exclusivas para oferecer performance, redução de custos e conforto ao motorista. Temos certeza que será rapidamente reconhecido pelo mercado”, reforça Ricardo Barion, diretor de Marketing da Iveco para a América Latina. A linha Tector Auto-Shift está disponível em toda a rede da fabricante italiana, que conta com 67 parceiros, entre concessionárias e pontos de atendimento, distribuídos pelo país.

Iveco Tector Auto-Shift


Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Divulgação