Apesar dos tempos difíceis para as vendas de caminhões no Brasil, há quem aposte que a crise pode ser uma boa hora para se reinventar. A Foton Caminhões parece acreditar nisso. A queda de 13,7% nos emplacamentos de cavalos mecânicos no país não fez com que a fabricante chinesa desistisse de investir em suas duas novas linhas desenvolvidas especificamente para atender às necessidades de logística urbana e interurbana do Brasil. Tratam-se dos veículos Minitruck, de 3,5 toneladas, e do caminhão leve Citytruck, de 10 toneladas, agora ambos “made in Brazil”. “Conhecendo bem o mercado nacional, tomamos esta decisão porque enxergamos neste segmento grande potencial para a entrada de novos produtos”, diz Luiz Carlos Mendonça de Barros, CEO da Foton Caminhões, que tem 23 revendas espalhadas pelo território nacional.

Caminhões Foton

O segmento de leves tradicionalmente responde por cerca de 25% dos emplacamentos de caminhões no Brasil e, durante os dois anos de retração do mercado interno, entre 2015 e 2016, foi o que menos encolheu. “Setores menos afetados com a crise, como o E-Commerce, além da ampliação das áreas de restrições a caminhões de porte maior nos grandes centros urbanos, foram fatores que contribuíram para este segmento ser menos afetado pelo encolhimento econômico”, diz Mendonça de Barros.

Caminhões Foton

Desenvolvidos pela engenharia brasileira da Foton Caminhões em cooperação com a engenharia da Foton chinesa, os novos caminhões já estão em produção no Brasil com elevado índice de componentes nacionais. E, para agilizar a nacionalização de seus produtos, a empresa alugou uma linha completa da fabricante Agrale, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. “Este é um importante marco na história da Foton no Brasil. A partir de agora, já temos produtos nacionais que podem ser beneficiados pelo programa Finame”, frisa Mendonça de Barros.

Caminhões Foton

No caso do Foton Citytruck, parte da expectativa de aceitação está no segmento de bebidas. “Sua capacidade técnica, com 10.700 kg, torna-o o caminhão leve com maior capacidade deste segmento”, garante Eustáquio Sirolli, gerente de engenharia de produto da Foton Caminhões. Os novos modelos nacionais da Foton trazem como itens de série ar-condicionado, vidros elétricos, travas elétricas das portas, rádio com MP3/USB, defletor de teto e embreagem servo-assistida. Entra aí a lógica oriental comumente usada no Brasil entre as fabricantes automotivas, de oferecer mais por menos, já que são componentes algumas vezes oferecidos como opcionais entre as marcas que competem neste segmento. “Tanto os modelos Minitruck 3.5-12 DT e 3.5-14 ST/DT como o Citytruck 10-16 chegam para estabelecer um novo patamar dos veículos Premium para a distribuição urbana de carga, VUC e transportes de curta e média distância”, exagera Sirolli.

Caminhões Foton

A linha Minitruck tem três diferentes versões com capacidade de carga de 3.500 kg. São os modelos Foton Minitruck 3.5-12 DT, com entre-eixos de 2.600 mm, Foton Minitruck 3.5 – 14 ST, com entre-eixos de 3.360 mm e rodado simples, e Foton Minitruck 3.5-14 DT, com entre-eixos de 3.360 mm e rodado duplo no eixo traseiro. A motorização dos Minitruck é de origem Cummins, um ISF 2.8 litros com sistema de injeção eletrônica common rail. A potência fica entre 111 cv e 131 cv, dependendo da versão. Já a transmissão manual de cinco velocidades é a robusta ZF 5S 400, com overdrive. O Foton Citytruck 10-16, produzido dentro da fábrica da Agrale, tem motor Cummins ISF 3.8 litros com potência de 161 cv a 2.600 rpm, que atende com folga a legislação Proconve P7. O motor, com injeção eletrônica common rail, faz tratamento dos gases pelo sistema de pós-tratamento SCR. A transmissão é ZF 6S 500, uma caixa de seis velocidades, com overdrive.

Caminhões Foton


Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação