A queda constante nas vendas de caminhões no Brasil até poderia desanimar as fabricantes a apresentarem novidades em suas linhas. Mas a Ford garante que, apesar do clima pessimista persistente no setor – a retração foi 42,8% de janeiro até maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2015 –, uma recuperação lenta é esperada. A ideia é que as vendas em 2016 cheguem perto das 55 mil unidades para, até 2020, retomarem o patamar de seis dígitos, ou seja, voltarem à casa dos 100 mil emplacamentos. Até lá, o jeito é se preparar para qualquer surpresa positiva que possa acontecer na economia brasileira. Daí o lançamento dos modelos Cargo 1419, 1519 e 3129, que chegam para completar sua linha Cargo 2017. Eles se juntam aos Cargo 2623, 2629 e 3133 para tentar arrebatar consumidores de olho em veículos para curtas e médias distância. E também, no caso do 3129, para serviços mais específicos e pesados.

É justamente no 3129 que está a grande novidade da linha. Indicado para o transporte de cana, madeira e minério, por exemplo, ele também pode ser equipado com um pacote especial que o prepara para uso como betoneira, tornando-se o Cargo 3129 Mixer. Para isso, ganha escapamento vertical e tomada de força traseira para a instalação do implemento. O veículo tem peso bruto total de 23 toneladas, capacidade máxima de tração de 51 ton e dispõe de duas distâncias extre-eixos, 3,44 metros ou 4,58 m. É equipado com motor Cummins ISB 6.7 litros de 6 cilindros, com potência de 290 cv a 2.300 rpm e torque de 96,9 kgfm entre 1.200 e 2.100 giros. A transmissão é manual com 10 marchas à frente e 3 a ré. O tanque de combustível comporta 275 litros, com reservatório de Arla 32 de 50 litros. O preço começa em R$ 253.900.

Novos Ford Cargo 1419, 1519 e 3129

O novo Cargo 1419, na verdade, é uma evolução do antigo 1319. Tem peso bruto total de 14,5 ton e capacidade máxima de tração de 27 ton. Já o 1519 foi repaginado, ganhou uma tonelada de peso bruto e totaliza agora 15,4 ton, com a mesma capacidade máxima de tração. Ambos se movem com motor Cummins ISB 4.5 litros de 4 cilindros, com potência de 189 cv a 2.300 rpm e torque máximo de 61,2 kgfm, que aparece em 1.500 rpm no caminhão mais leve e entre 1.100 e 2.100 giros no mais pesado. A transmissão é da Eaton, de seis marchas. A distância entre-eixos de ambos é de 4,80 metros e os chassis foram reforçados com longarinas produzidas em aço de especificação superior (LNE 600) e travessas duplas.

Novos Ford Cargo 1419, 1519 e 3129

Além disso, a Ford adotou no 1419 um novo eixo traseiro de dupla velocidade que, segundo a marca norte-americana, é mais robusto e durável. De acordo com a fabricante, o freio também traz componentes novos de maior durabilidade, capazes de reduzir o custo de manutenção. Isso em função da câmara de freio de 20” e das sapatas com largura de 15X7”, mais robusta que as usadas no modelo anterior, de 13 toneladas.

Novos Ford Cargo 1419, 1519 e 3129

Tanto no 1419 quanto no 1519, as rodas e pneus seguem o mesmo padrão dos modelos maiores da linha Cargo, permitindo a comunização na frota. As rodas são da medida 22,5X7,5, com dez furos (em vez de oito), com pneus 275/80 R 22,5 sem câmara. O tanque de combustível é outro ponto em comum dos dois caminhões: 275 litros, com reservatório de aditivo Arla 32 de 25 litros.

Novos Ford Cargo 1419, 1519 e 3129

No 1519, a marca também mexeu nas suspensões dianteira e traseira. Na frente, os amortecedores recebem nova calibração, além de suportes e componentes de fixação reforçados. A traseira adota molas parabólicas, no lugar das semielípticas com auxiliar parabólico de antes. Barra estabilizadora, amortecedores e suportes também foram trocados. Segundo a Ford, as mudanças no conjunto suspensivo tornaram-no mais simples e durável, o que favorece a economia na manutenção. O Cargo 1419 custa iniciais R$ 165.900, enquanto o Cargo 1519 começa em R$ 171.900. 


Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação