A empresa XCMG anunciou nesta semana o lançamento daquele que deve se tornar o primeiro caminhão elétrico rodoviário do Brasil, o modelo E7-49T. De acordo com as informações que foram divulgadas pela companhia, o veículo conta com um PBTC de 49 toneladas e autonomia de até 150 km com uma carga.
A Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd, que se tornou uma grande referencia mundial na eletrificação de máquinas pesadas e com atuação em mais de 80 países, conta com uma grande quantidade de veículos elétricos no seu portfólio, incluindo caminhões off-road para mineradoras, carregadeiras, caminhão rígido rodoviário, escavadeiras e empilhadeiras.
O modelo é considerado como o primeiro cavalo-mecânico com PBTC de 49 toneladas e propulsão totalmente elétrica disponível no mercado nacional, sendo também o primeiro com zero emissão de poluentes. O caminhão foi criado para atender demandas de transporte de distâncias mais curtas, como entre uma empresa e um fornecedor próximo ou entre Centros de Distribuição.
O conjunto mecânico do caminhão conta com motor elétrico síncrono de imã permanentes com potência de 482 cv e torque máximo de 2.000 Nm (204,1 kgfm), auxiliado por uma transmissão automatizada (AMT) de 4 velocidades. O modelo também conta com uma função “Drive”, ou comando de troca de marchas, através de uma alavanca seletora que fica localizada no console central do caminhão.
Para alimentar o conjunto mecânico, o caminhão é equipado ainda com baterias de ferro fosfato de lítio de 282 kWh, o caminhão elétrico pode ser carregado por meio de carregadores DC (corrente contínua), que, em condições ideais pode completar a recarga em pouco mais de uma hora.
A empresa está presente no Brasil desde o ano de 2004 e possui uma fábrica instalada na cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais. Conta também com outras três unidades focadas no suporte ao produto, em Guarulhos (SP), Contagem (MG) e Parauapebas (PA). A ideia é que o caminhão comece a ser produzido por aqui nos próximos anos.