A empresa XCMG anunciou nesta semana o lançamento daquele que deve se tornar o primeiro caminhão elétrico rodoviário do Brasil, o modelo E7-49T. De acordo com as informações que foram divulgadas pela companhia, o veículo conta com um PBTC de 49 toneladas e autonomia de até 150 km com uma carga.

XCMG lança primeiro caminhão elétrico rodoviário do Brasil

A Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd, que se tornou uma grande referencia mundial na eletrificação de máquinas pesadas e com atuação em mais de 80 países, conta com uma grande quantidade de veículos elétricos no seu portfólio, incluindo caminhões off-road para mineradoras, carregadeiras, caminhão rígido rodoviário, escavadeiras e empilhadeiras.

O modelo é considerado como o primeiro cavalo-mecânico com PBTC de 49 toneladas e propulsão totalmente elétrica disponível no mercado nacional, sendo também o primeiro com zero emissão de poluentes. O caminhão foi criado para atender demandas de transporte de distâncias mais curtas, como entre uma empresa e um fornecedor próximo ou entre Centros de Distribuição.

O conjunto mecânico do caminhão conta com motor elétrico síncrono de imã permanentes com potência de 482 cv e torque máximo de 2.000 Nm (204,1 kgfm), auxiliado por uma transmissão automatizada (AMT) de 4 velocidades. O modelo também conta com uma função “Drive”, ou comando de troca de marchas, através de uma alavanca seletora que fica localizada no console central do caminhão.

XCMG lança primeiro caminhão elétrico rodoviário do Brasil

Para alimentar o conjunto mecânico, o caminhão é equipado ainda com baterias de ferro fosfato de lítio de 282 kWh, o caminhão elétrico pode ser carregado por meio de carregadores DC (corrente contínua), que, em condições ideais pode completar a recarga em pouco mais de uma hora.

A empresa está presente no Brasil desde o ano de 2004 e possui uma fábrica instalada na cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais. Conta também com outras três unidades focadas no suporte ao produto, em Guarulhos (SP), Contagem (MG) e Parauapebas (PA). A ideia é que o caminhão comece a ser produzido por aqui nos próximos anos.