A Volvo do Brasil confirmou que vai começar a produzir ônibus e caminhões elétricos no país, a partir de uma renovação do ciclo de investimentos da companhia focando no mercado brasileiro. De acordo com as informações que foram divulgadas a partir de um novo plano para a região, os primeiros veículos pesados elétricos nacionais da Volvo devem começar a chegar nas lojas a partir do ano de 2025.
O total de investimentos que a empresa Sueca deve fazer por aqui chegará na marca de R$ 1,5 bilhão e todas as suas operações em um período de 2022/2025. Grande parte do dinheiro que ser aportado deve seguir para a área de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços.
O que possibilitou este tipo de medida foi um balanço positivo do ano de 2021 das finanças da empresa de um modo geral, e que também foi divulgado e comemorado. Os dados afirmam que o ano passado, mesmo diante de um cenário extremamente complicado, a Volvo conseguiu aquele que se tornou o seu melhor ano da história desde a sua chegada no Brasil.
"O excepcional resultado de 2021 alimenta nossa confiança e compromisso para o futuro. Por isso estamos renovando nosso ciclo de investimentos na América Latina com mais R$ 1,5 bilhão (ciclo 2022/2025). Será um período de grandes transformações na indústria de transportes e a Volvo continuará trazendo muitas inovações em produtos e serviços, em todos os segmentos em que atuamos", afirma Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo na América Latina.
Os investimentos feitos por aqui também serão aplicados nos veículos tradicionais, já que os projetos de eletrificação devem ficar mais para a fase final deste plano de investimentos. Vale ressaltar também que a empresa têm trabalhado pesado na pesquisa e no desenvolvimento de outros tipos de combustíveis limpos para os seus veículos, como as células de combustível a hidrogênio, que são mais adequadas para a linha de caminhões pesados, por exemplo.