A automação no mercado automotivo normalmente está associada ao transporte de cargas ou de pessoas. Mas há uma série de profissionais que podem se beneficiar, no futuro, com esse tipo de tecnologia. E, ao mesmo tempo, facilitar a oferta de serviços essenciais para a população. O Grupo Volvo, por exemplo, conta com a ajuda de especialistas suecos em resíduos e reciclagem da empresa Renova para testar seu primeiro caminhão de coleta de lixo autônomo com potencial para uso em ambiente urbano. A intenção principal é descobrir de que forma a automação pode contribuir para melhorar a segurança no trânsito, aprimorar as condições de trabalho e reduzir impactos ambientais.

Caminhão de lixo autônomo da Volvo

O caminhão de coleta de lixo autônomo do Grupo Volvo, da linha FM, foi projetado para entregar direção segura em ambientes urbanos. Mas, até pela atividade em que atua, uma atenção especial foi dada à ré. Sensores analisam continuamente a região próxima ao veículo e o caminhão para imediatamente caso um obstáculo apareça repentinamente em seu caminho. “O caminhão que testamos monitora seu entorno. Ao mesmo tempo, o sistema automatizado cria pré-requisitos melhores para que o motorista permaneça atento a tudo o que acontece perto do caminhão”, afirma Carl Johan Almqvist, diretor de segurança de tráfego e produtos da Volvo Trucks.

Caminhão de lixo autônomo da Volvo

Em condições normais, a ré é uma manobra arriscada, considerando que o motorista pode ter dificuldade de ver quem ou o que está se movendo atrás do veículo – mesmo quando há câmara traseira instalada. Em algumas áreas, não é permitido que veículos comerciais pesados se movam para trás, por questões de segurança. Em outras, é necessário que o motorista esteja sempre acompanhado por outra pessoa, que se posiciona na parte de trás do caminhão para garantir que o caminho esteja livre. A solução que está sendo testada foi desenvolvida para eliminar esses problemas. Com sensores monitorando todo o entorno do caminhão de lixo, a condução é segura em qualquer direção na qual o veículo se mova. E se, por exemplo, a rua estiver bloqueada por um carro estacionado, o caminhão pode automaticamente desviar da obstrução se houver espaço suficiente para a manobra.

Caminhão de lixo autônomo da Volvo

Durante o primeiro uso em uma nova área, o caminhão de lixo é conduzido manualmente, enquanto o sistema de bordo monitora e mapeia a rota com a ajuda de sensores e tecnologia GPS. Na próxima vez que entrar na mesma área, o caminhão saberá exatamente o caminho que deve seguir e em quais lixeiras parar. A rota é pré-programada e o modelo se dirige de uma caçamba para a seguinte. O motorista e os garis podem focar na coleta e, o mais importante, não precisam entrar e sair do caminhão cada vez que o veículo vai de uma lixeira a outra. “Um importante benefício dessa nova tecnologia é a redução do risco de lesões ocupacionais, tais como o desgaste da articulação do joelho – que é comum em quem trabalha com a coleta de lixo”, explica Lars Stenqvist, diretor executivo de tecnologia do Grupo Volvo.

Caminhão de lixo autônomo da Volvo

De acordo com a fabricante sueca, o caminhão autônomo também oferece grandes vantagens ambientais: as trocas de marcha, direção e velocidade são continuamente otimizadas para permitir baixo consumo de combustível e, consequentemente, reduzir emissões. O projeto está previsto para seguir até o final de 2017. A maior parte da tecnologia utilizada é igual à do caminhão autônomo para operações de mineração que a Volvo exibiu em 2016. O modelo é um FMX que está em teste na mina de Kristineberg, no Norte da Suécia.


Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação