A Volvo anunciou recentemente que está fazendo uma série de testes com um novo modelo de caminhão elétrico que conta com células de combustível a hidrogênio. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o caminhão emite apenas vapor de água, sem qualquer tipo de poluente sendo produzido enquanto ele está em movimento. O modelo também pode oferecer até 1000 km de autonomia.

Volvo testa caminhão elétrico com células de combustível a hidrogênio

A Volvo atualmente conta com uma série de modelos de caminhões elétricos no seu portfólio a bateria e também modelos que funciona com combustíveis renováveis, como o biogás. Um dos modelos é 100% elétrico VNR Electric, que teve uma versão aprimorada lançada no começo do ano com acréscimo de 85% no alcance e com carregamento mais rápido.

Agora, os testes estão sendo feitos com um modelo que conta uma tecnologia que se baseia em células de combustíveis a hidrogênio. O caminhão conta com um tempo de reabastecimento de menos de 15 minutos. O seu peso é de 65 toneladas ou até mais, contando com duas células de combustível que possui a capacidade de gerar até 300 kW de eletricidade a bordo.

Volvo testa caminhão elétrico com células de combustível a hidrogênio

“Estamos desenvolvendo essa tecnologia há alguns anos e é ótimo ver os primeiros caminhões rodando com sucesso na pista de testes. A combinação de bateria elétrica e célula de combustível elétrica permitirá que nossos clientes eliminem completamente as emissões de CO2 de seus caminhões, independentemente das atribuições de transporte”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

O executivo afirma ainda que os caminhões elétricos com células de combustível a hidrogênio “serão especialmente adequados para longas distâncias e tarefas pesadas e exigentes em energia”. Dentre os desafios para a aplicação da tecnologia, há o fornecimento em larga escala de hidrogênio verde (produzido usando fontes de energia renováveis, como vento, água e sol).