A unidade de caminhões elétricos da Volvo recentemente divulgou alguns dados referentes ao seu desempenho. A montadora comemorou o recebimento de um pedido de 100 caminhões FM Eletric da DFDS, que atualmente é considerada como a maior empresa de transporte e logística do norte da Europa. Com isso, essa é a maior encomenda de caminhões elétricos Volvo. Também é considerada um dos maiores pedidos de caminhões elétricos em todo o mundo.
“Este é um marco importante em nosso compromisso com o transporte livre de combustíveis fósseis e estou muito orgulhoso da parceria que temos com a DFDS. Juntos, estamos mostrando ao mundo que a eletrificação do transporte por caminhões pesados já é uma solução viável. Acredito que isso incentivará muitos outros clientes a terem a segurança de dar o primeiro passo em sua jornada de eletrificação”, comenta Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
Ainda de acordo com a montadora, as primeiras entregas desta encomenda devem acontecer no quarto trimestre de 2022, e devem ir acontecendo ao longo do ano de 2023. Todos estes caminhões pedidos serão utilizados para transporte de curtas e longas distancias no sistema logístico DFDS na Europa.
“Na DFDS, estamos determinados a fazer a nossa parte na redução das emissões de CO2 e na criação de uma cadeia de abastecimento sustentável. Sabemos o quanto a eletrificação é importante na jornada para alcançar nossos objetivos em CO2, e espero que possamos inspirar outros à medida que avançamos nessa transição vital”, explica Niklas Andersson, vice-presidente executivo e chefe da divisão de logística da DFDS.
Este é mais um dado que mostra a tendencia de eletrificação dos veículos vendidos na Europa, incluindo o segmento de caminhões. O continente já registra centenas de emplacamentos de veículos para carga pesada que possuem propulsores elétricos. Deste total, aproximadamente 40% são da Volvo.