A Volvo confirmou recentemente que recebeu aquele que se tornou o maior pedido comercial de caminhões elétricos até o momento. De acordo com os dados que foram divulgados pela empresa, foram solicitados quase 1 mil caminhões elétricos que deverão ser entregues até o ano de 2030. O pedido foi feito pela Holcim, um dos maiores fornecedores de soluções de construção do mundo.
O acordo prevê que os primeiros 130 caminhões sejam entregues a mercados como França, Alemanha, Suíça e Reino Unido durante o quarto trimestre de 2023 e ao longo de 2024.
"A colaboração de longo prazo e um forte compromisso de realmente fazer a diferença são essenciais para tornar realidade as grandes reduções de CO2. Estou muito orgulhoso da parceria que desenvolvemos com a Holcim e dos resultados que estamos alcançando juntos", diz Martin Lundstedt, Presidente e CEO do Volvo Group.
Os caminhões que serão entregues para a empresa são do modelo Volvo FH Electric, que devem substituir modelos de caminhões que atualmente se utilizam de diesel como combustível. A previsão é de que a empresa consiga evitar a emissão de 50.000 toneladas de CO2 por ano com essa troca.
A medida também faz parte do compromisso que a empresa acabou assumindo com a iniciativa de metas baseadas na ciência, que impulsiona ações climáticas ambiciosas no setor privado, e ambas também são membros fundadores da First Movers Coalition (FMC).