A Volvo apresentou, durante a Fenatran, o início dos testes para o mercado brasileiro do seu modelo de caminhão elétrico FM Eletric. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, a previsão é de que o veículo comece a circular pelo país já no ano que vem, mas ainda em caráter de testes.
Mesmo que o começo dos testes tenha sido anunciado, ainda não existe uma confirmação oficial de que modelo passe a ser vendido por aqui. A montadora quer chamar a atenção de possíveis clientes em relação ao modelo e a tecnologia embarcada, para depois bater o martelo em relação a uma possível venda do caminhão por aqui.
Os dados mecânicos divulgados pela Volvo em relação ao seu caminhão elétrico indicam a presença de um kit formado por seis baterias, o que vai permitir com que ele tenha uma autonomia esperada de 300km. Já o peso bruto anunciado para este modelo é de 44 toneladas.
A produção dos caminhões elétricos da Volvo começou em setembro deste ano, na fábrica de Tuve em Gotemburgo, na Suécia. Os elétricos são fabricados na mesma linha de montagem dos veículos a combustão, enquanto as baterias são fornecidas pela nova unidade da Volvo Trucks em Ghent.
A montadora também aproveitou o evento para anunciar os seus novos modelos de motores alinhados ao Proconve P8,q eu são equivalentes ao Euro 6 do mercado europeu. Dessa forma, espera-se que toda a linah oferecida pela marca sueca seja atualizada, incluindo os modelos FH, FM e FMX.
Os modelos de caminhões da linha VM também foram atualizados, sendo que uma das principais mudanças anunciadas é o novo motor seis cilindros em linha feito pela Volvo e que conta com versões com 290 cv de potência e 107 kgfm de torque e 360 cv e 143 kgfm.