A Volvo está adicionando para sua linha mais um modelo de caminhão elétrico, chamado FM Low Entry. Este é um lançamento considerado como estratégico para ampliar a quantidade de veículos sustentáveis e para que a companhia atinja a meta de ter 50% de todas suas vendas compostas por elétricos até o ano de 2030.

Volvo apresenta novo caminhão elétrico com quatro baterias

De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, o novo veículo acaba sendo completamente otimizado para condução segura e eficiente em áreas urbanas, oferecendo tecnologia e conforto para os condutores, além de uma grande capacidade de carga.

O FM Low Entry chegará equipado com 360 ​​quilowatts-hora de bateria, sendo quatro unidades instaladas no veículo. O motor será de 330 quilowatts, o equivalente a 450 cv. Com isso, o caminhão terá uma autonomia de 200 km por carga, de acordo com as estimativas da Volvo. Mas o alcance acabará dependendo da carga transportada, do estilo de condução e de outros fatores.

A energia que moverá o caminhão poderá ser recuperada usando um carregador integrado (até 43 quilowatts e trifásico na Europa) ou um carregador CC externo de até 250 quilowatts.

Volvo apresenta novo caminhão elétrico com quatro baterias

Em termos de estrutura, a Volvo vai vender no mercado três opções de assentos, sendo que um deles apenas para o motorista e opções que variam para 1 ou 3 passageiros. Já as configurações de eixo serão de 4X2, 6X2, 6X4, 8X2, 8X4.

O peso bruto suportado pelo caminhão será de até 32 toneladas. O modelo de caminhão também será disponibilizado com sistema avançado de monitoramento de câmera e em dois tamanhos: cabine longa (1575 mm) e cabine longa estendida (1945 mm).

As vendas estão previstas para começar no primeiro trimestre deste ano na Europa e também na Coreia do Sul. Por enquanto, ainda sem confirmação de lançamento no Brasil.