A Volkswagen anunciou nesta semana que vai lançar no Brasil uma versão do modelo de caminhão e-Delivery de 17 toneladas. Com isso, o veículo será o maior caminhão elétrico projetado e desenvolvido no mercado brasileiro. De acordo com as informações que foram divulgadas pela marca, o lançamento do caminhão deve acontecer até o final do próximo ano.
A novidade foi anunciada pelo próprio presidente da VWCO, Roberto Cortes, durante o evento de encerramento de ano da empresa realizado em São Paulo (SP) nesta quinta (1º). Por enquanto a montadora ainda não entrou em detalhes sobre as especificações técnicas deste novo modelo.
O desenvolvimento desta versão do caminhão está sendo feito a partir das demandas dos próprios clientes da montadora, como a AmBEV, que pretende utilizar estes veículos como parte de um grande projeto de otimização das suas entregas com menor impacto ambiental, já que trata-se de um veículo elétrico.
O protótipo dessa nova versão do caminhão deve começar a circular pelas estradas brasileiras a partir do começo do próximo ano, sendo que os testes acontecerão na cidade de São Paulo. Já a apresentação final e o lançamento devem ocorrer em algum momento de 2023, mas ainda sem uma data específica definida.
Mesmo com acréscimo na capacidade, uma vez que atualmente o mais pesado dentro deste modelo é de 14 toneladas, o conjunto mecânico não deve mudar muito. Atualmente o caminhão conta com um motor elétrico WEG de 300 kW (408 cv) e 220 kgfm de torque montado na parte traseira do caminhão. O sistema elétrico de 650 volts é alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) da chinesa CATL importadas e montadas pela Moura.
O modelo de caminhão elétrico da Volkswagen atualmente é comercializado por meio do e-Consórcio. As empresas que compram estes caminhões possuem acesso também a uma série de serviços, como soluções e assistência completa, dando apoio ao gerenciamento da frota de caminhões elétricos por meio de softwares e serviços online.