A Volkswagen confirmou nesta semana que o seu novo modelo de caminhão elétrico, o e-Delivery, teve todas as suas unidades esgotadas em apenas um mês de vendas. O veículo foi apresentado oficialmente pela montadora durante o mês de julho, tendo sido completamente projetado para atender as demandas do mercado brasileiro. E todas as primeiras cem unidades disponibilizadas já foram vendidas.

Volkswagen e-Delivery tem 1º lote esgotado em um mês

Os caminhões foram comprados tanto por clientes como pela rede de concessionários espalhada pelo país. O modelo é de produção nacional, fabricado na unidade da Volkswagen Ônibus e Caminhões em Resende (RJ) em parceria com as empresas que integram o e-Consórcio. Nesta primeira oferta, o caminhão foi oferecido com duas opções diferentes que variavam em relação a sua capacidade: 11 e 14 toneladas.

"Estamos muito satisfeitos com o entusiasmo do mercado brasileiro pelas novidades. As vendas recentes incluem os primeiros negócios com a Coca-Cola Femsa Brasil, de 20 unidades, e a JBS, que adquiriu seu primeiro caminhão elétrico VW. Outros cem e-Delivery previamente negociados serão entregues à Ambev até o final deste ano. Vale lembrar que a cervejaria manifestou a intenção de compra de 1.600 caminhões elétricos de nossa marca até o ano de 2025", diz Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora.

Volkswagen e-Delivery tem 1º lote esgotado em um mês

Este caminhão foi desenvolvido no mercado nacional para ser um caminhão totalmente movido a energia elétrica. Ele chegará ao mercado nacional com um pacote inédito tanto de consultoria e serviços que formam um ecossistema completo de mobilidade elétrica.

O caminhão foi disponibilizado com motor motor elétrico WEG de 300 kW (408 cv) e 220 kgfm de torque montado na parte traseira do caminhão. O sistema elétrico de 650 volts é alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) da chinesa CATL, importadas e montadas pela Moura.

"Clientes e concessionários se entusiasmaram com a proposta, que une a mais moderna tecnologia de transporte a um completo ecossistema que garante recarga, assistência técnica e busca do melhor custo total de propriedade. Nossa rede já está sendo treinada para o pós-vendas dos e-Delivery em cidades como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Recife (PE), Cuiabá (MT) e Belém (PA)", explica Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços.

Por enquanto ainda não existe previsão da disponibilização de novas unidades do caminhão.