A Volkswagen confirmou nesta semana o começo da produção do novo caminhão elétrico, o VW e-Delivery. O modelo é importante para o mercado nacional, pois foi 100% concebido, desenvolvido, testado e aprovado no Brasil, sendo montado na unidade de Resende, no Rio de Janeiro.
Mesmo sendo elétrico, o caminhão está compartilhando a mesma linha de produção dos caminhões a diesel, o que ajuda a montadora a ter maior eficiência e também a reduzir os custos de produção. A primeira unidade montada foi um e-Delivery 11 toneladas 4x2, que irá compor a frota da própria montadora.
"Criamos um processo sob medida para assegurar uma grande estrutura elétrica de forma eficiente. Vamos produzir os veículos aproveitando ao máximo os recursos já existentes, com um alto nível de sinergia, ao mesmo tempo que garantimos a inovação que o cliente espera e que o produto exige. Todo esse avanço é acompanhando por um amplo trabalho de preparação da cadeia com os envolvidos para viabilizar a mobilidade elétrica no país", afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.
Este modelo de caminhão terá uma capacidade de carga que varia entre 9 e 11 toneladas, sendo equipado com um motor elétrico produzido pela WEG de 109 cv de potência e 50,1 kgfm de torque associado a uma transmissão automática.
De acordo com a Volkswagen, o sistema é alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) da chinesa CATL importadas e montadas pela Moura que garantem autonomia de 200 km - o tempo para recarga completa é de 3 horas (carregamento lento) ou 30% de autonomia em 15 minutos (carga rápida).
A Ambev deve ser um dos maiores clientes da montadora no desenvolvimento deste tipo de caminhão, tendo garantido as primeiras 100 unidades, que devem ser entregues ainda neste ano. Mas o pedido completo é de mais de 1.600 exemplares do caminhão, que devem ser entregues até o ano de 2023.