A Volkswagen vai fazer o lançamento oficial na Fenatran, feira do transporte de cargas que será realizada de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo, do seu novo modelo de caminhão, o Constellation 20.480 4x2. Mas a empresa resolveu antecipar a novidade com imagens e também detalhes do seu conjunto mecânico.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela divisão de caminhões e ônibus da empresa alemã, este é o primeiro caminhão lançado com a configuração 4x2 contendo um motor de 13 litros. O seu Peso Total Bruto Combinado (PBTC) oficial foi confirmado em 56 toneladas, o que deixa ele entre as versões de 45 e 58,5 toneldas.
O motor anunciado para este novo modelo de caminhão é o D26, de 13 litros, fornecido pela MWM. São 480 cv, com torque de 245 kgfm. Vai atrelado ao câmbio automatizado ZF V-Tronic de 12 velocidades, com seletor na coluna de direção. Traz ainda um freio motor auxiliar de 428 cv.
Com essas características, o foco de atuação deste veículo deve ser as empresas de transportes de veículos que atuam em médias distâncias. Além disso, a montadora afirma que reforçou o chassi, permitindo que ele consiga receber mais carga. O modelo também conta com novas longarinas e travessas, além de uma quinta-roda para facilitar engates dos implementos.
Algumas tecnologias também já foram confirmadas para o novo Constellation, incluindo um sistema inteligente de leitura da carga por eixo e com a possibilidade para redistribuição de forma a equilibrar o peso em cada eixo. Adicionalmente, o motorista tem a opção de programar os bolsões de ar para ajustar a altura do implemento durante o carregamento ou o descarregamento do veículo.
O interior do modelo também oferece outros recursos inteligentes para os motoristas, incluindo um painel digital de 10”, que permite monitorar ou controlar 80 funções, aliado a uma central multimídia de 7”, com mais 30 informações. As telas também permitem acessar as informações do aplicativo VW Connect, que também é integrado ao smartphone.