A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou nesta semana as novidades da linha 2023 para os modelos Delivery, Constellation e Meteor. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, uma das principais novidades na sua linha de comerciais é a adaptação dos carros a nova legislação de emissões Conama P8. Além disso, os modelos também ganharam novos itens de segurança.

Volkswagen apresenta novas linhas de veículos comerciais

Todos os novos modelos chegarão aos compradores com controle de estabilidade. Além disso, toda a gama também terá novos sistemas, como assistente de partida em rampa, controle de tração, além dos já conhecidos freios ABS e EBD. A linha também ficou, em geral, 5% mais econômicos e com custo total de operação 10% menor.

Um dos destaques é o modelo Delivery, que conta com o modelo de entrada Express 3.160 e que conta com o motor 3.0 FPT entregando 160 cv (10 cv a mais do que antes), enquanto a capacidade de carga técnica sobe em 200 kg. Destaque ainda para o modelo 9.180, cujo capacidade de carga subiu em 625 kg. Nos modelos de 9 a 13 toneladas, o motor Cummins ISF 4.0 entrega agora 180 cv (era 160 cv), trazendo ainda faixa de torque ampliada e freio motor melhorado segundo a VWCO. Já o Delivery 11.180 terá a maior capacidade de carga do seu segmento, pois o PBT chega a 10.800 kg.

Volkswagen apresenta novas linhas de veículos comerciais

Já a linha Constellation, que é uma das mais vendidas da companhia, está chegando com uma boa repaginada no design. Os modelos passam a contar com luzes diurnas de LED circulares, novo grafismo com o nome da linha e também uma cabine com novidades, como o banco dianteiro com cinto de segurança integrado e alavanca de mudança de marcha na coluna de direção nas versões com câmbio automático ou automatizado.

Já na linha Meteor, uma das principais mudanças anunciadas é a sua caixa automatizada V-Tronic de 12 velocidades para a linha Constellation voltada para transporte rodoviário, que vai dos modelos 26.260 até o 25.480. Essa caixa conta com o sistema Predictive Shifting de série, que cruza os dados do sistema de marchas do caminhão com informações de topografia do GPS, assim o câmbio se antecipa a possíveis subidas íngremes ou mesmo descidas, garantindo uma operação mais eficiente da caixa e que, segundo a Volkswagen, proporciona uma economia de 5% no consumo combustível.