Por Rodrigo Duarte

publicado em Caminhões

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou nesta semana as novidades da linha 2023 para os modelos Delivery, Constellation e Meteor. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, uma das principais novidades na sua linha de comerciais é a adaptação dos carros a nova legislação de emissões Conama P8. Além disso, os modelos também ganharam novos itens de segurança.

Todos os novos modelos chegarão aos compradores com controle de estabilidade. Além disso, toda a gama também terá novos sistemas, como assistente de partida em rampa, controle de tração, além dos já conhecidos freios ABS e EBD. A linha também ficou, em geral, 5% mais econômicos e com custo total de operação 10% menor.

Um dos destaques é o modelo Delivery, que conta com o modelo de entrada Express 3.160 e que conta com o motor 3.0 FPT entregando 160 cv (10 cv a mais do que antes), enquanto a capacidade de carga técnica sobe em 200 kg. Destaque ainda para o modelo 9.180, cujo capacidade de carga subiu em 625 kg. Nos modelos de 9 a 13 toneladas, o motor Cummins ISF 4.0 entrega agora 180 cv (era 160 cv), trazendo ainda faixa de torque ampliada e freio motor melhorado segundo a VWCO. Já o Delivery 11.180 terá a maior capacidade de carga do seu segmento, pois o PBT chega a 10.800 kg.

Já a linha Constellation, que é uma das mais vendidas da companhia, está chegando com uma boa repaginada no design. Os modelos passam a contar com luzes diurnas de LED circulares, novo grafismo com o nome da linha e também uma cabine com novidades, como o banco dianteiro com cinto de segurança integrado e alavanca de mudança de marcha na coluna de direção nas versões com câmbio automático ou automatizado.

Já na linha Meteor, uma das principais mudanças anunciadas é a sua caixa automatizada V-Tronic de 12 velocidades para a linha Constellation voltada para transporte rodoviário, que vai dos modelos 26.260 até o 25.480. Essa caixa conta com o sistema Predictive Shifting de série, que cruza os dados do sistema de marchas do caminhão com informações de topografia do GPS, assim o câmbio se antecipa a possíveis subidas íngremes ou mesmo descidas, garantindo uma operação mais eficiente da caixa e que, segundo a Volkswagen, proporciona uma economia de 5% no consumo combustível.

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