A Volkswagen apresentou, durante a edição deste ano da Fenatran, aquele que se tornou seu primeiro modelo de caminhão híbrido, o Meteor. De acordo com as informações divulgadas durante a mostra, o veículo, ainda tratado como conceito, chega com um motor a diesel e um eixo elétrico de 200 cv.

Volkswagen apresenta primeiro caminhão híbrido

A ideia do eixo elétrico é que ele funcione nesse sistema como um auxiliar do motor principal, permitindo ainda que o caminhão tenha força suficiente para se mover em velocidades mais baixas. A VW afirma que o conjunto fornece maior capacidade de tração, já que o terceiro eixo se torna um eixo de tração, transformando o modelo em um 6x4 sempre que necessário.

Os dados divulgados ainda são considerados preliminares. Eles indicam que essa configuração pode reduzir o tempo de viagem. Em subidas, por exemplo, o caminhão pode ganhar até 20% de velocidade graças ao seu adicional elétrico.

Volkswagen apresenta primeiro caminhão híbrido

O modelo também conta com outro sistema, que tem como principal objetivo elevar o eixo auxiliar quando não estiver tracionando, reduzindo o desgaste dos pneus. A economia em manutenção pode ser ainda maior, tanto pelo uso de combustível diesel quanto pelo sistema de freios, que recupera energia nas desacelerações.

Por enquanto, a montadora ainda não tem data prevista para o lançamento do Meteor no mercado de forma geral.