A Toyota revelo recentemente detalhes de um modelo de caminhão que foi desenvolvido para um programa de testes de emissão zero no porto de Los Angeles, nos Estados Unidos. O veículo foi criado pela montadora em parceria com uma empresa chamada Fenix Marine Services, com um projeto que começou a tomar forma a partir do ano de 2019.
Este porto acabou sendo utilizado como um grande ambiente de testes com veículos de grande porte, sendo que todos eles teriam que ser obrigatoriamente de emissão zero em relação aos poluentes. Foram mais de 16 experimentos com diferentes caminhões, sendo que um dele era o Toyota Uno.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa sobre este veículo, ele tem a capacidade de carregar até 54 toneladas. O conjunto mecânico é formado por um trem de força que conta com o mesmo sistema básico do Toyota Mirai a hidrogênio, o primeiro carro do tipo a ser vendido em série no mundo.
Este sistema é composto por cilindros de hidrogênio que alimentam a célula de combustível, que utiliza o elemento para gerar corrente elétrica. Na parte da frente, existe uma grade que serve para coletar o oxigênio que se junta aos átomos de hidrogênio e formam água, sendo este o único produto que acaba sendo emitido pelo caminhão.
Por enquanto, ainda não existe a previsão de que este veículo seja produzido comercialmente para vendas.