A Scania também pegou carona na estratégia da Volkswagen e da Mercedes-Benz e decidiu antecipar algumas das principais novidades que serão apresentadas durante a próxima Fenatran, evento que vai acontecer na primeira semana de novembro, em São Paulo. A empresa prometeu mostrar, de perto, um novo modelo de caminhão elétrico, o 30 G.
O modelo será importado da Suécia e terá uma autonomia relativamente pequena quando comparado com outros modelos do mesmo segmento. A montadora prometeu 250 km em trechos com subidas, ou até 300 km, apenas no plano. Por isso, o foco deve ser realmente os pequenos trechos.
A montadora destaca que os caminhões elétricos, de uma forma geral, exigem poucas paradas para manutenção, com intervalos que são 50% maiores. Já as baterias acabam ganhando uma garantia de 1,2 milhão de quilômetros, o que representa 12 anos de garantia, caso o veículo mantenha uma média de 100 mil quilômetros por ano.
Em relação ao conjunto mecânico, o 30 G conta com cavalo mecânico 4x2 com 300 kw de potência (407 cv), 117 kgfm de torque e capacidade máxima de tração (CMT) de 66 toneladas. No lugar dos tanques de diesel, há dois grandes pacotes de baterias, num total de 416 kWh. Do tipo NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), são fornecidas pela sueca Northvolt AB.
O modelo será vendido ainda com um carregador CCS2, que suporta até 375 kW e 500 A, e capacidade de estar com carga total em aproximadamente 50 minutos.
O motor elétrico possui uma potência de regeneração de 330 kW que, além de recarregar as baterias, serve como freio motor. Não é possível controlar manualmente a intensidade da regeneração. Um câmbio de quatro marchas (relações de 18.60, 10.26, 5.02 e 2.77:1) se conecta ao diferencial por meio de um cardã curtinho.
O preço anunciado para o modelo no Brasil é de R$ 2,5 milhões.