A Scania apresentou recentemente, durante o IAA Transportation 2022 (evento destinado ao mercado de veículos comerciais e pesados que acontece na Alemanha), novos modelos de caminhões movidos a gás, mostrando que a companhia ainda está de olho em combustíveis alternativos e não focando apenas na eletrificação.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela marca, as novidades apresentadas contam com uma família de motores a gás revisados, que devem oferecer mais potência, torque e economia. Os propulsores OC 103 e OC 104 possuem 12,7 litros de capacidade e têm 6 cilindros em linhas. Com atualizações nos sistemas de controle de combustível, a marca divulga potência de 420 cv a 1.900 rpm e 214,14 kgfm de torque entre 1.000 e 1.300 rpm no caso do OC 103. Já o OC 104 já oferece 460 cv e 234,53 kgfm nas mesmas faixas de rotação.
Nos dois casos o propulsor trabalha em conjunto com uma caixa de transmissão automatizada monoembreagem Opticruise G25 ajustada especificamente para o propulsor a gás que tem comportamento mais específico. A transmissão conta com 12 velocidades, além de uma marcha reduzida e uma sobremarcha, pensada para maior eficiência no uso rodoviário.
Atualmente a Scania é a única empresa do setor que oferece caminhões movidos a gás no mercado nacional. Até o momento a companha ainda não confirmou oficialmente o lançamento das novas opções de caminhões no mercado brasileiro, mas os novos motores a gás mais potentes, além das modificações de armazenamento, devem ser algumas das novidades da Scania durante a Fenatran, feira nacional do setor de transportes que ocorrerá no início de novembro