A Scania está apresentando a nova geração de veículos elétricos a bateria (BEV), caminhões que são destinados a viagens regionais de média distância, disponíveis com cabines leito R ou S (resistência ou conforto). A autonomia dos caminhões, que muda de acordo com sua configuração e topografia, pode render até 350 km.
Esta autonomia média foi calculada a partir de um modelo que tenha trator 4x2 com seis baterias e que siga mantendo uma velocidade média de 80 km/h na estrada. Além disso, esta nova geração de caminhões elétricos possuí 624 kWh de energia oferecidos pelas baterias instaladas em cada veículo.
A capacidade de carregamento dos caminhões elétricos será de até 375 kW, o que significa que os modelos ficarão cerca de uma hora carregando para que eles consigam ter um alcance de cerca de 270 km, podendo chegar a 300 km. A empresa destaca que essa é uma oportunidade de esticar o descanso obrigatório de 45 minutos para os motoristas, uma lei que vale para boa parte dos países na Europa.
Em relação a potência oferecida pelos veículos, um caminhão elétrico Scania da linha 45 possui 557 cv (410 kW). As unidades do veículo terão sua produção iniciada no quarto trimestre de 2023, disponíveis em versões 4×2 e 6×4/2. A empresa ainda não confirmou os valores de venda.
“A Scania atingiu agora uma maturidade favorável em relação à nossa oferta eletrificada”, diz Fredrik Allard, vice-presidente sênior e chefe de eletrificação da Scania. “Com esta grande adição aos nossos híbridos existentes e aos BEVs para distribuição urbana que introduzimos em 2020, agora podemos oferecer um portfólio sustentável e multifacetado de soluções de emissão zero para nossos clientes”.