A Scania apresentou ao mundo nesta semana um modelo conceito de caminhão que parece ter saído diretamente de um filme futurista. Trata-se de um veículo que aposta tanto na tecnologia autônomo que sequer conta com uma cabine para motorista. O projeto foi batizado como AXL.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela marca junto com as imagens do caminhão, este foi um projeto pensado especialmente para operar em minas e canteiros de obras, locais onde acaba sendo mais interessante a função de caminhões autônomos, com uma situação mais controlada.
Este não seria propriamente o primeiro projeto de caminhão autônomo para estes fins testado pela Scania, uma vez que outros projetos já tinham sido apresentados anteriormente. Mas essa é a primeira vez que um veículo é criado sem a cabine e sem espaço para que um humano assuma o carro, caso aconteça algum problema.
Toda a operação do carro acontece de forma remota. O caminhão conta com uma série de sensores, câmeras, radares e lidares, que conseguem monitorar todo o ambiente ao redor do veículo.
Mesmo sendo um veículo puramente tecnológico, a Scania optou por equipar este conceito com um motor a combustão, mas que foi adaptado para rodar biocombustíveis.
“O desenvolvimento de veículos autônomos fez grandes progressos nos últimos anos. Nós ainda não temos todas as respostas, mas por meio de veículos-conceito como o Scania AXL, abrimos novos caminhos e continuamos a de forma veloz”, disse o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Scania, Claes Erixon.