A PepsiCo confirmou recentemente que vai incluir na sua frota um total de 100 unidades do caminhão elétrico Tesla Sem na sua frota ao longo do próximo ano de 2023. A fabricante de bebidas e alimentos começou a receber, na California, as primeiras unidades do modelo de produção no começo deste mês de dezembro, marcando a inserção dos primeiros modelos de caminhão Classe 8 na sua logística de transporte.
Segundo uma entrevista concedida recentemente pelo executivo da PepsiCo, Mike O'Connell, os novos caminhões que foram encaminhados serão os responsáveis por fazer entregas a clientes grandes, como Walmart e Kroger.
O executivo da PepsiCo deu ainda mais alguns detalhes em relação a estratégia da empresa para utilização destes caminhões: A divisão Frito-Lay da companhia, que vende alimentos leves, usará o Semi para transportar produtos alimentícios por cerca de 425 milhas (684 quilômetros). Isso está alinhado com o alcance de 500 milhas (804 quilômetros) divulgado pela Tesla, o que foi demonstrado com um Peso Bruto Combinado (GCW) de 82.000 libras (37.194 kg).
Já quando tiver que levar as cargas mais pesadas, como os refrigerantes, os caminhões da Tesla serão colocados em rotas mais curtas, de cerca de 161 quilômetros (100 milhas).
Vale ressaltar que, de acordo com as especificações mecânicas que foram divulgadas deste caminhão, a autonomia total é de 684 km. Mas parece que a empresa quer utilizar o veículo em rotas menores, para garantir que ele terá, ao final do trajeto, ainda cerca de 20% de bateria, o que vai permitir com que ele seja recarregado em um tempo de 35 a 45 minutos.
Estes modelos de caminhões estão sendo feitos sob encomenda para a PepsiCo, e não tiveram os seus preços oficiais divulgados. Mas, quando comparado com outros veículos que ficam no mesmo segmento, o preço deve superar o de 250 mil dólares por unidade.