O segmento de leves é responsável por aproximadamente 31% das vendas de caminhões no Brasil. A previsão da indústria é que, no final da próxima década, esse percentual chegue a 39%. Esse expressivo crescimento no “share” dos leves é movido pelas mudanças de legislação de trânsito, que restringem cada vez mais a circulação de caminhões maiores nas cidades. De olho nessa transformação mercadológica, a MAN Latin América, que produz os caminhões e ônibus das marcas Volkswagen e MAN, acaba de lançar no Brasil a nova linha Delivery. Enquanto houver demanda, os modelos da linha Delivery anterior continuam em produção na mesma fábrica, na cidade fluminense de Resende. Com os seis novos modelos, a linha leve da Volkswagen foi ampliada de 5 para 11 variantes - incluindo a Express, o menor modelo da linha Delivery, que coloca a marca alemã no segmento de veículos com até 3,5 toneladas de capacidade de carga.

Novo Volkswagen Delivery

Projetada e desenvolvida na América Latina, mas dentro de padrões internacionais para atender também os mercados mais exigentes, a nova linha Delivery agora abrange capacidades de 3,5 toneladas até 13 toneladas, nos modelos Express, 4.150, 6.160, 9.170, 11.180 e 13.180. Fruto de um investimento de mais de R$ 1 bilhão, o novo produto nasceu a partir da receita de sucesso da primeira linha Delivery e da experiência dos clientes das mais de 100 mil unidades produzidas. Com a proposta de criar uma real inovação no transporte urbano de cargas, a redução de peso - para gerar diminuição do consumo de combustível - foi um dos principais parâmetros dos novos produtos.

Novo Volkswagen Delivery

Em termos de design, a nova linha Delivery segue um estilo limpo e sem firulas, de aspecto quase oriental. A grade é longilínea e o emblema da VW surge em uma dimensão mais elegante e bem proporcionada do que em outros modelos da marca. O bloco óptico multifunção reúne farol alto e baixo, luz indicadora de direção frontal e luz posição frontal. A lente de policarbonato oferece proteção contra batidas e pedras. As lanternas de posição laterais, indicadoras de direção laterais e delineadoras são de tecnologia LED. Defletores de ar estão integrados de forma harmônica às características visuais, desde a lateral da porta até a grade dianteira e os faróis.

Novo Volkswagen Delivery

Já o interior investe em itens ergonômicos e de design para diminuir o desgaste do motorista e passageiros. Peças interiores e as dimensões da cabine foram aperfeiçoadas para as melhores soluções. No volante, de menor diâmetro, a coluna de direção é ajustável em altura e profundidade. O novo Delivery sai de fábrica com sistema de chicote elétrico preparado para a instalação de rádio, alto-falantes e climatizador, sem que seja necessário comprometer suas características originais. Os assentos são feitos com tecidos de alta resistência e hidro-repelentes, que não mancham. No painel, a função econômetro indica se a direção está sendo eficiente em termos de consumo de combustível. Uma série de porta-objetos facilita a organização do motorista, incluindo consoles que comportam garrafas de até dois litros. O encosto do banco central, rebatível, serve de mesa e apoio para o motorista fazer anotações ou para uma refeição rápida em suas entregas. Segundo a MAN Latin America, a nova linha Delivery conta com o maior espaço interno da categoria.

Novo Volkswagen Delivery

Mas a maior novidade da nova linha Delivery é a que coloca a Volkswagen no disputado mercado de 3,5 toneladas. O menor dos Delivery, chamado de Express, tem a proposta de reunir os atributos de um caminhão grande, tais como espaço interno e robustez, em um veículo pequeno e com design moderno. E com a vantagem de poder ser dirigido por motoristas com habilitação categoria B, a mesma dos automóveis. Segundo a marca, o preço da versão chassi-cabine ficará em R$ 118 mil e o veículo será oferecido nas concessionárias também em versões caçamba e baú, já encarroçadas pela Randon. O Delivery de 4 toneladas é outra aposta da MAN Latin America dentre os modelos de entrada da nova família, já que contará com financiamento via Finame. O novo Delivery de 6 toneladas chega, junto dos modelos de 9 e 11 toneladas, com atributos para superar os atuais Delivery. E o 13.180, com terceiro eixo, passa a ser a maior capacidade de carga do novo portfólio leve da Volkswagen. Os novos modelos têm três versões de acabamentos e equipamentos: a City, de entrada, a intermediária Trend e a Prime, que investe em aspectos visuais e de conforto diferenciados.

Novo Volkswagen Delivery

Únicos da nova linha dotados com tecnologia EGR, o Delivery Express e o 4.150 são equipados com o motor Cummins ISF de 2,8 litros, os veículos alcançam 150 cv e um torque máximo de 36,7 kgfm. Para o Delivery 6.160, o motor também é o Cummins ISF, de 2,8l, mas desta vez com solução SCR para o pós-tratamento. Sua potência chega a 160 cv e o torque máximo fica em 43,8 kgfm. Os veículos de 9, 11 e 13 toneladas, por sua vez, estão com o Cummins ISF, de 3,8 litros e tecnologia SCR. Os três registram o torque máximo em 61,2 kgfm, variando a potência entre 165 e 175 cv. Segundo a marca, a nova série de turbos permite alcançar o torque máximo em baixas rotações, além de aumentar a faixa de giros em que o torque máximo é entregue pelo motor. O novo Delivery estreia quatro versões de transmissão manual com seis velocidades, além da opção automatizada, que está em fase final de desenvolvimento. Já a partir do próximo ano os países vizinhos do Brasil iniciarão as vendas dos novos veículos. Dentro da estratégia de internacionalização, a nova linha de produtos terá opções de motores atendendo a normas de emissões Euro III e V, conforme as legislações e demandas de cada mercado.  


Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Divulgação