A Volkswagen apresentou essa semana no Brasil a sua nova família de caminhões, batizados de Delivery. A apresentação oficial destes veículos de grande porte aconteceu na cidade de Resende, no estado de Rio de Janeiro. De acordo com as informações que foram confirmadas pela empresa, os caminhões foram projetados e desenvolvidos pensando especialmente para os consumidores da América Latina.
Os novos modelos de caminhões foram completamente projetados para os mercados mais exigentes e fazem com que a marca chegue a um segmento novo, que a montadora ainda não atuava, que é o de 3,5 toneladas. As projeções da empresa são bastante ousadas em relação aos seus caminhões, afirmando inclusive que essa nova família chega para revolucionar o segmento de Caminhões leves.
Mesmo sendo desenvolvido para o mercado sul americano, os caminhões atendem todas as demandas e também as exigências do mercado internacional. A família conta com modelos que variam entre 3.5 e 13 toneladas. O lançamento é fruto de um investimento que girou em torno de R$ 1 bilhão.
Dentre as versões dos caminhões que foram apresentados pela montadora, temos produtos de 3,5 toneladas, que reúne atributos de caminhões grandes, mas adaptados em um espaço menor, bem como modelos de 6, 9 e 11 toneladas. Além disso, a família de caminhões acabou sendo dividida em três versões diferentes: City (de entrada), Trend (diversas operações) e Prime (de aspectos visuais diferenciados).
Dentre os destaques dessa nova família de caminhões que está sendo apresentado pela montadora está o design destes novos veículos, inclusive com uma série de detalhes que anteriormente poderiam ser vistos apenas em veículos menores e de passeio.
O espaço interno é outro marco, baseado nos padrões e dimensões mais atuais. Para isso, uma ampla matriz de exigências foi verificada em itens ergonômicos e de design para diminuir o desgaste do motorista e passageiros. Todas as peças interiores e as dimensões da cabine foram aperfeiçoadas. Como resultado, o espaço de cabine oferecido pelo novo Delivery é um marco na categoria de 3,5 a 13 toneladas.