A Mercedes-Benz vai interromper as atividades de um dos turnos de produção da sua fábrica de chassis de ônibus e caminhões localizada em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Com isso, a fábrica vai continuar funcionando em apenas dois turnos a partir de maio deste ano. A informação foi confirmada pelo sindicato local de metalúrgicos.
A previsão é de que a interrupção dure de dois a três meses. A montadora já havia anunciado férias coletivas para 300 funcionários que devem começar a valer a partir do começo de maio. Além disso, a entidade também já havia anunciado semanas mais curtas. De acordo com os dados que foram divulgados, a empresa conta com 8 mil trabalhadores na fábrica, sendo 6 mil na linha de produção, dos quais 2 mil no segundo turno.
Para o sindicato, a empresa revelou alguns dos principais motivos que levaram a decisão, como a redução na produção causada especialmente pela queda na demanda por novos veículos de grande porte. Essa queda na quantidade de veículos comprados teria como principais motivos a escassez de peças e também a elevação dos juros no país.
No ano passado o segmento de veículos de grande porte comerciais estava em alta, mas tudo indica que essa foi uma demanda muito pontual das grandes empresas, que passaram a adquirir caminhões antes de começarem a valer as novas normas de emissões de poluentes Euro 6.
Dados divulgados pela Fenabrave afirmam que a venda de caminhões novos no mercado brasileiro caiu 7,3% em março sobre o mesmo mês do ano passado.