A Mercedes-Benz divulgou uma série de detalhes de um caminhão movido a hidrogênio que deve ganhar as ruas até 2023. Por enquanto, trata-se de um modelo protótipo, mas que deve estar muito próximo da versão comercial. O veículo foi construído para ter uma autonomia superior a 1 mil km com o tanque cheio.
A expectativa é de que as vendas comecem no início da segunda metade década em alguns mercados, como a Europa, o Japão e também os Estados Unidos. Nos próximos anos, a montadora pretende fazer uma série de pesquisas com o objetivo de atestar a viabilidade do veículo e do projeto de uma forma geral.
O caminhão faz parte de um projeto macro da montadora que é o de oferecer somente veículos comerciais que sejam considerados como livres de emissões de CO2 em todos estes mercados até o ano de 2039.
Sobre o modelo apresentado, que foi batizado de GenH2, ele se utiliza de dois tanques que possuem a capacidade de armazenar um total de 80 kg de hidrogênio líquido. Eles foram instalados nas laterais do chassi, de uma forma muito parecida com o que se faz com alguns modelos que são movidos a diesel.
O caminhão se utilizaria do combustível em se estado líquido. De acordo com a montadora, a escolha foi feita desta forma pois o hidrogênio líquido possui mais carga energética em comparação com o seu estado gasoso. Esses tanques ainda são capazes de preservar a temperatura do combustível em 253°C negativos, próximo ao zero absoluto. Antes da injeção, o hidrogênio é aquecido, e, em forma de gás, entra no sistema de célula de combustível. O residual expelido pelo escape é vapor de água.
Para conseguir aproveitar toda essa potência gerada pelo hidrogênio, o GenH2 conta com dois motores elétricos, que são capazes de gerar, cada um, 312 cavalos de potência de 160,8 kgfm de torque. Mas os propulsores podem entrar um pivô de 450 cv e 211,2 kgfm, caso seja necessário.
O modelo criado como protótipo tem peso bruto de 40 toneladas e a capacidade de transportar até 25 toneladas de carga.