A Mercedes-Benz apresentou nesta semana, durante o evento IAA Transportation, um novo modelo de caminhão elétrico, chamado de eActros Long. De acordo com as informações que foram divulgadas sobre o veículo, o caminhão é extra-pesado e voltado para o uso em transporte rodoviário de longa distância.
A ideia é que o modelo seja uma versão maior e para mais carga do que o eActros 300, que foi lançado pela montadora há cerca de 1 ano na Europa. O modelo também faz parte das iniciativas da empresa de continuar lançando modelos que atendam as restrições a caminhões a diesel que já podem ser encontradas em diversos países do velho continente.
O eActros LongHaul está sendo anunciado como o primeiro veículo de produção em série totalmente elétrico da Mercedes-Benz Trucks a ser fabricado inteiramente na linha de montagem existente na fábrica de caminhões de Wörth (ALE).
Em termos de autonomia, o caminhão vai oferecer cerca de 500 km de alacance para o eActros Long Haul. No caso do eActros 300 atual, a autonomia é de 220 km, menos da metade da novidade, que deve começar a ser produzida em série a partir de 2024. A maior autonomia foi obtida com alterações na baterias, que passou a se utilizar de um conjunto de lítio-ferro-fosfato, que são mais resistente.
Em relação ao processo de recarga dessas baterias, a fabricante afirma que elas podem ser carregadas de 20 a 80% de carga em 30 minutos utilizando um supercarregador de 1 mW (1000 kW), que ainda está em fase de testes. Para autonomia adicional, o caminhão conta com suporte e um motor elétrico adicional no reboque, que também conta com espaços para acomodar mais baterias.
Em relação ao conjunto mecânico principal, o caminhão conta com 2 motores elétricos instalados diretamente no eixo traseiro. Eles entregam mais de 400 kW (543 cv) de potência contínua, com pico superando 600 kW (815 cv). A marca ainda não divulgou os dados e números oficiais de desempenho dos modelos.