Roberto LeonciniNão está fácil para ninguém – mas os tempos andam particularmente difíceis para o mercado brasileiro de caminhões e ônibus. Nos cinco primeiros meses de 2015, as vendas encolheram 42,4% em relação a 2014 – entre os pesados, a queda chegou a 62%. Como notícia ruim não melhora o humor de ninguém, a Mercedes-Benz se esforça para criar uma agenda positiva. E achou uma parte de seu negócio de caminhões no Brasil que vai bem: a SelecTrucks. A divisão de veículos de transporte de carga seminovos da marca alemã – que tem sua unidade nacional de negócios na cidade de Mauá, na Região Metropolitana de São Paulo – vai fazer dois anos em setembro. E não tem do que reclamar. “O mercado brasileiro de caminhões usados movimenta o dobro de unidades vendidas pelo mercado de novos. Em 18 meses, vendemos aproximadamente 680 caminhões zero km aceitando seminovos na troca”, estima Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Na verdade, comprar e vender caminhões usados é um negócio estratégico na comercialização de modelos novos. Quando uma empresa pensa em renovar sua frota, frequentemente precisa também passar adiante os caminhões usados que possui. A SelecTrucks apoia as 188 concessionárias brasileiras de caminhões Mercedes nas negociações envolvendo usados, sendo responsável pela compra, estoque, manutenção e vendas. “O site www.selectrucks.com.br funciona como uma grande vitrine e possibilita que realizemos vendas de caminhões usados em todo o Brasil. E o financiamento do Banco Mercedes-Benz, com taxas extremamente competitivas, é um diferencial importante em relação aos concorrentes”, explica Leoncini.

SelectTrucks

Na Europa, a divisão de seminovos da Mercedes-Benz já existe há dez anos, mas lá recebe o nome de Truckstore. O mesmo modelo de negócios é adotado em 14 países europeus e também nos Estados Unidos e África do Sul. Em números, a SelecTrucks comercializou nesses quase 20 meses de Brasil um total de 548 caminhões usados de todas as marcas – 103 unidades em 2013, 280 em 2014 e 159 em 2015, até o dia 16 de junho. O bom andamento dos negócios na loja paulista, que trabalha apenas com caminhões que tenham até dez anos de uso, já faz a Mercedes-Benz planejar um segundo ponto de vendas. Será no estado de Minas Gerais – a cidade ainda não foi definida. Também está prevista a instalação de dois postos avançados da SelecTrucks no interior paulista, na região entre Campinas e Ribeirão Preto, que deverão funcionar junto às concessionárias da marca alemã.

SelectTrucks

Na unidade de negócios com usados do Grupo Daimler, os caminhões de todas as marcas são revisados e recebem a Garantia SelecTrucks – o tempo da garantia concedida varia de acordo com o veículo e vai até 12 meses. A atuação da SelecTrucks está ajudando a Mercedes-Benz a rentabilizar suas linhas de autopeças: as peças genuínas Mercedes-Benz, as recondicionadas com garantia de fábrica Renov e as da segunda linha de peças Alliance Truck Parts – que atendem não apenas os veículos Mercedes, mas também os de outros fabricantes. Os negócios gerados pela divisão de caminhões usados da Mercedes-Benz também estimula a venda de contratos de manutenção, garantias adicionais e de óleos lubrificantes nas concessionárias.

SelectTrucks

No pátio da SelecTruck, embora a grande maioria dos caminhões usados em exposição fosse da Mercedes-Benz, também haviam ofertas de modelos Volkswagen e Scania. Entre as centenas de “pechinchas” expostas no pátio havia um Mercedes-Benz Actros 2655 ano 2012 com 97.464 km rodados, por R$ 320.900; um Scania G470 2009 com 476.238 km rodados por R$ 165 mil e um Volkswagen 9.150E 2008 com 325.517 km rodados por R$ 79.900. “Quem compra um usado na SelecTruck está comprando um Mercedes-Benz”, sintetiza Leoncini.

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Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Carta Z Notícias e Divulgação