No Brasil e demais mercados da América Latina, o extrapesado Actros é o caminhão da Mercedes-Benz empregado para utilizações na construção civil. Já na Europa e em alguns mercados da África e Oriente Médio, o representante da marca da estrela de três pontas na briga nesse segmento é o Arocs. Trata-se de um caminhão multiuso vocacionado para as mais diversas tarefas realizadas pelos operadores de construção, tanto on-road, como off-road. Além do Arocs, a linha europeia de extrapesados da Mercedes conta com o Actros – de uma geração à frente do vendido no Brasil –, voltado para trajetos de longa distância, e o Antos, apresentado em 2012 e focado no transporte de cargas pesadas em raios curtos. Apesar de estar em uma faixa de PBT semelhante aos outros extrapesados com quem divide as vitrines, o Arocs usa uma plataforma diferente, com arquitetura modular. Dessa forma, ele apresenta versões de dois, três ou quatro eixos e PBT variável entre 18 e 41 toneladas.

Mercedes-Benz Arocs

Apresentado em 2013 na Bauma – a maior feira comercial do mundo na indústria da construção, que ocorre a cada três anos em Munique, na Alemanha –, e desenvolvido especificamente para operar nas condições extremas das operações fora de estrada, o Arocs está disponível em uma gama extremamente ampla e que não para de crescer. O abrangente portfólio de cabinas, motores (4 versões com 18 faixas de potência, de 238 cv a 625 cv), tração (4x2, 4x4, 6x2, 6x4, 6x6, 8x2, 8x4, 8x6 e 8x8), transmissões (8, 12 e 16 marchas) e rodas permite que o caminhão se habilite enfrentar todos os tipos de aplicação. Seja como um cavalo mecânico, um caminhão plataforma ou um basculante, os veículos da linha Arocs têm a proposta de oferecer praticidade, eficiência e segurança, sem perder de vista o conforto ao motorista.

Mercedes-Benz Arocs

O top da linha europeia de caminhões extrapesados da Mercedes-Benz é o cavalo mecânico Arocs SLT, vocacionado para cargas superpesadas e indivisíveis. Com peso bruto total combinado (PBTC) de 250 toneladas, motor de 625 cv a 1.600 rpm, com impressionantes 306 kgfm de torque a 1.100 rpm, que trabalha acoplado a uma transmissão automatizada Mercedes PowerShift de 16 marchas, o SLT promete alta performance em condições severas.

Mercedes-Benz Arocs

As configurações de equipamentos da linha Arocs incluem ainda opções de suspensão metálica ou pneumática e quadros projetados para uso on-road ou off-road, com diversas distâncias de entre-eixos. Para uso off-road, a Mercedes-Benz oferece três versões de tração em todas as rodas. Quando a prioridade é maior carga útil e baixo consumo de combustível, o engate momentâneo da tração total é a escolha certa. Se a força máxima for necessária, a solução é a tração permanente em todas as rodas. Já a terceira versão, a tração auxiliar hidráulica (HDA – Hydraulic Auxiliary Drive), tem motores nos cubos de rodas no eixo dianteiro. Essa solução é utilizada em eventuais necessidades de aumento da tração, o que reforça a imagem do Arocs como um caminhão multiuso. Segundo a marca alemã, o HAD do Arocs tornou-se referência em seu segmento: é potente, mais leve do que o modelo de tração em todas as rodas, fácil de operar, livre de manutenção e tem longa vida útil, com baixo consumo de combustível e reduzidas emissões. A Mercedes não tem previsão para comercialização do Arocs no Brasil.

Mercedes-Benz Arocs


Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Divulgação