A Mercedes-Benz é referência na produção de veículos comerciais que agregam em seu desenvolvimento uma serie de aparatos tecnológicos e que fazem toda a diferença quando se pensa no conforto, segurança, potência e dirigibilidade para o condutor. Dessa forma, os últimos dias a empresa anunciou o lançamento de um modelo que promete trazer muitas mudanças e muito mais segurança para o motorista.
Trata-se do modelo chamado de Future Truck 2025 e que como o nome já diz é uma concepção para caminhões bem diferente do habitual e que será muito interessante para o motorista que se arrisca nas pistas, com uma serie de avanços tecnológicos inclusos. A apresentação das tendências do modelo foi feita através de um teste em uma autoestrada da Alemanha, onde o modelo pode mostrar para os interessados todo o seu potencial e aquilo de mais importante que incorpora nos caminhões.
A principal atração do modelo de veículo comercial autônomo é um sistema inteligente que utiliza uma serie de sensores, câmeras e radares capazes de manter o caminhão na pista, sob uma velocidade constante e que não ultrapassa os 80 km/h, fazendo com que mantenha seu nível de aceleração e, ao mesmo tempo, mantenha a distância dentro do limite de segurança de outros veículos. Assim, o condutor ganha a liberdade de realizar outras tarefas enquanto o veículo segue na estrada, no entanto, a montadora aponta para a responsabilidade do motorista de permanecer atento a tudo que acontece na pista.
O sistema de radares e sensores do caminhão autônomo são capazes de identificar e prever engarrafamentos, fazendo com que o caminhão crie automaticamente rotas alternativas e que o desviem desse inconveniente. Além disso, reconhece por meio da utilização de mapas em 3D todo o percurso que foi definido na rota e o tipo de topografia que o condutor encontrará durante o caminho, bem como é capaz de reconhecer a aproximação de um veículo como uma ambulância e dar passagem ao veículo.
Existe ainda um sistema de comunicação entre os veículos que possibilita o envio de mensagens para outros veículos notificando sobre a sua aproximação para que sejam evitadas as frenagens bruscas ou as colisões inesperadas. No entanto, para que o veículo possa rodar é importante que as regras de trânsito sejam alteradas para viabilizar sua chegada às estradas. Nesse sentido, a Holanda é o país pioneiro e deve liberar o tráfego dos caminhões autônomos em até cinco anos.