A JBS anunciou nesta semana a criação de uma nova empresa dentro do seu grupo que terá como principal foco o negócio de aluguel de caminhões elétricos para distribuição de cargas refrigeradas ao varejo. De acordo com o anúncio feito pela própria empresa, o principal objetivo é fazer com que a indústria consiga reduzir as emissões de carbono, com impacto nesta parte do transporte dos itens distribuídos e vendidos.
A empresa criada para essa finalidade se chama No Carbon já está operando com uma frota de 31 veículos elétricos de carga urbana. Neste primeiro momento, os veículos estão sendo alugados para empresas de transporte que prestam serviços para a JBS. Mas a ideia é realmente expandir os negócios e oferecer a possibilidade de aluguel para outras empresas que tenham interesse em reduzir suas emissões de carbono.
Os modelos de caminhões elétricos da No Carbon contam com capacidade de transportar até 4 toneladas de carga e podem viajar até 150 km (93 milhas) por dia, o que os torna ideais para centros urbanos, disse Armando Volpe, diretor executivo da No Carbon.
Neste começo de operações, a frota elétrica está operando em alguns pontos dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Brasília. Nestes locais também foram instalados pontos de recarga, que permitem com que estes caminhões consigam recuperar a energia das suas baterias para continuar em movimento.
O futuro do negócio prevê que a empresa consiga ampliar a frota e até abrir a locação de veículos para outros players do mercado com alta demanda por serviços logísticos, com redes de varejo e comércio eletrônico, um setor que realmente está demandando muito em termos de transporte de itens.
A empresa afirma que cada veículo de carga urbano elétrico poderá evitar que 30 toneladas de gás carbônico entrem na atmosfera por ano. O negócio de aluguel dos caminhões elétricos também poderá ajudar a reduzir os custos de manutenção.