Para aguentar as duras condições das estradas brasileiras, um motorista deve ter o máximo da tecnologia moderna a seu dispor, já que dirigir por aqui não é nada fácil.

Pois foi pensando exatamente nos motoristas brasileiros e nas dificuldades que as estradas brasileiras impõem a eles que a Iveco, tradicional fabricante italiana de caminhões, ônibus e utilitários leves, lançou o Tector Stradale (que significa estrada em italiano).

O caminhão, que carrega a palavra estrada em seu nome, é perfeito para ser dirigido exatamente nesse tipo de terreno, já que apresenta excelente autonomia para cumprir grandes distâncias.

Essa autonomia se deve aos dois tanques de alumínio que ele carrega um de 300 litros e o outro de 400 litros, o que permite ao caminhão rodar por até 2.800 quilômetros sem necessidade alguma de fazer reabastecimento.

Tector Stradale

Outro fator que chama a atenção para o Tector Stradale é a sua impressionante versatilidade (um diferencial no mercado brasileiro e talvez mundial). O caminhão pode ser configurado de 41 formas diferentes, o que é impressionante!

Com novo motor FPT que proporciona uma potência de 280 cavalos vapor, o caminhão pode chegar a uma velocidade máxima de até 130 km/h, o que é considerado alto para os padrões de seu segmento.

Sua transmissão manual de nove velocidades lhe dá uma boa agilidade nas trocas em diversas situações.

O Tector Stradale é um caminhão relativamente leve para o seu segmento, com peso total de 23 toneladas. Possui uma capacidade de carga de até 15 toneladas, o que o torna um dos modelos com maior capacidade do mercado em seu segmento.

A distância entre os eixos é adaptável a qualquer tipo de carga que o dono do caminhão escolher, sendo normalmente de 5 metros e 67 centímetros.

Iveco Tector Stradale

Tecnologicamente, o modelo da Iveco possui equipamentos dos mais modernos da atualidade, como computador de bordo que dispõe, entre outras informações, dos níveis de consumo instantâneo do caminhão.

Por falar em consumo, na média o caminhão pode ser considerado econômico, com autonomia de 13,7 km por litro. Essa média cai muito quando o caminhão ataca subidas íngremes, chegando a 2,8 km por litro.

Com o Tector Stradale, a Iveco espera rivalizar com outros modelos de sucesso de seu segmento, como o Mercedes Atego 2426, o Ford Cargo 2429, o Volvo VM 270 6x2 e o famoso Volkswagen Constellation, que é o líder a ser batido atualmente no mercado brasileiro. São rivais poderosos, mas o Tector Stradale dá conta.