A Hyundai Caoa já tinha mostrado o novo HD 80 no ano passado, com a expectativa de lançar em maio último o substituto do extinto HD 78 em sua linha de comerciais leves. Os planos traçados na época das comemorações pelo aniversário de 10 anos de produção em Anápolis, em Goiás, em 2017, tiveram de se adaptar à realidade de crise que acompanhou parte do ano passado. O fim do ano, no entanto, mostrou uma movimentação ainda sutil de retomada no setor de comerciais. Com isso, antes de encerrar o primeiro trimestre de 2018, a Hyundai Caoa decidiu oferecer o novo HD 80 nas suas concessionárias.

Hyundai caminhão HD 80

O modelo está disponível em versão única de acabamento e com preço sugerido de tabela de R$ 118.800. Para ampliar sua competitividade entre os caminhões com carga de oito toneladas, a Hyundai defende que o HD 80 foi desenvolvido para possibilitar configurações adequadas às necessidades do ramo de atividade do comprador. Entre as opções de implementos que podem ser instalados estão baú de carga seca, baú isotérmico, baú frigorífico, carroceria aberta, plataforma de guincho, cesto aéreo e food truck.

Hyundai caminhão HD 80

O caminhão é produzido na fábrica da Caoa, em Anápolis (GO), onde também é fabricado o caminhão HR e os SUVs Tucson, iX35 e New Tucson. Para receber a linha de produção do novo veículo, unidade passou por algumas evoluções: foram instaladas novas linhas de rebitagem e de pintura, ambas para atender às especificidades do HD 80. Além disso, novos equipamentos chegaram para a realização de torque nos parafusos de itens de segurança, como aperto de rodas e dos eixos. No Trim Shop – local onde a carroceria acolhe as peças mecânicas e itens de acabamento –, vários processos foram readequados para serem compartilhados pelo HR e pelo HD80. Como, por exemplo, a própria montagem final da carroceria. Os equipamentos para a verificação do funcionamento do sistema de freio e do ABS também foram reposicionados, para encurtar o tempo desses processos.

Hyundai caminhão HD 80

Para mover o HD 80, a Hyundai utiliza um motor biturbodiesel de quatro cilindros e 3.0 litros, com intercooler e sistema EGR, que dispensa o uso do Arla, fornecido pela FPT Industrial, e transmissão manual de cinco marchas, com sistema de embreagem servo-assistida. O propulsor tem potência máxima de 170 cv a 3.500 rpm – um ganho de cerca de 10% em relação ao HD 78 – e torque de 40,8 kgfm disponível entre 1.500 e 2.200 giros. Esse motor está em acordo com as normas da sétima fase (P-7) do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores, o Proconve. O tanque de combustível plástico armazenar até 150 litros de diesel, o que dá ao veículo uma boa autonomia.

Hyundai caminhão HD 80

No que diz respeito à segurança, o HD 80 traz o exigido por lei. Ou seja: apenas ABS e sem airbags. Um sistema de freios pneumático substituiu o antigo hidráulico do HD78. Novos eixos e suspensões dianteira e traseira entram também no pacote, com novos feixes de molas, amortecedores e barras estabilizadoras dianteiros e traseiros. A cabine do HD 80 está montada sobre coxins hidráulicos e conta com uma barra de torção, para amenizar os impactos e torções causados por irregularidades no solo.

Hyundai caminhão HD 80

O quadro de instrumentos também é novo, com velocímetro, tacômetro e medidores de temperatura do líquido de arrefecimento do motor e do nível de combustível. Pressão do sistema de freios pneumático, consumo de combustível médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, tempo de rodagem, hodômetro parcial e total e relógio estão entre as informações fornecidas pelo computador de bordo. O novo HD 80 está coberto pela garantia por um período de um ano, sem limite de quilometragem, e ganha também o serviço de assistência 24 horas.

Hyundai caminhão HD 80


Autor: Márcio Maio (AutoPress)
Fotos: Divulgação