Muito se falou sobre a época em que os veículos andariam sozinhos, sem a necessidade de condutores. Pelo visto, esse futuro está cada vez mais próximo. Ao menos nos Estados Unidos, para a Daimler. A marca, que é dona da Mercedez-Benz, apresentou na última semana o primeiro caminhão autônomo do mundo com autorização para circular em vias públicas. Mas através de outra das suas fabricantes, a americana Freightliner, adquirida pela Daimler em maio de 1981. Trata-se do Inspiration Truck, que ganhou permissão para rodar com duas unidades pelas estradas do estado de Nevada, um dos que autorizam testes com esse tipo de tecnologia. A primeira demonstração foi feita na Estrada 15, em Las Vegas, por Brian Sandoval, governador do estado de Nevada, e por Wolfgang Bernhard, membro do Board da Daimler responsável pelas áreas de Caminhões e Ônibus.
O caminhão é baseado no Freightliner Cascadia Evolution, sendo que com um sistema de piloto automático que, de fato, coloca as duas palavras dessa expressão em seu sentido mais literal. Ele conta com uma câmara frontal que grava imagens e dois sensores principais. Um, considerado de longa distância, tem alcance de 250 metros e ângulo de 18°, apto a detectar objetos em uma área longa, mas estreita. Já o segundo chega apenas a 70 metros, mas com abertura de 130°, ou seja, detecta veículos em uma área mais aberta, porém curta. Já a câmara tem capacidade de monitorar 100 metros à frente, 45° de abertura na horizontal e 27° na vertical. Ela fica no teto e reconhece as marcações no pavimento e placas de trânsito e trabalha em sintonia com o sistema de piloto automático, para manter o pesado em sua faixa de rodagem.
Um outro ponto importante – principalmente para o transporte de grandes carregamentos – é que o Freightliner Inspiration Truck também pode interagir com outros caminhões da mesma linha. Desta forma, um comboio autônomo pode ser realizado com a garantia de que manterá uma distância segura do veículo à frente. A comunicação entre eles é feita por wireless. Uma reação inesperada do veículo da frente logo emite um sinal para o de trás – e assim sucessivamente. Esse processo se dá em tempo menor do que se fosse realizado por um motorista de carne e osso.
O mecanismo ajuda a melhorar a segurança no trânsito, já que fecha as possibilidades para diversos tipos de falhas humanas. Além disso, o motorista pode tomar o controle do caminhão para si a qualquer hora. Na verdade, o sistema nem é 100% autônomo, pois depende da participação de um condutor habilitado. É o motorista quem vai realizar mudanças de faixas – e, consequentemente, ultrapassagens, por exemplo. Até a ativação do piloto automático do Freightliner Inspiration Truck só é feita de dentro da cabine, depois da partida realizada. Ou seja: pode até existir a possibilidade de, no futuro, a tecnologia “roubar” os empregos de alguns motoristas. Mas, pelo menos por enquanto, isso ainda está longe de acontecer.
Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação