Os caminhões, para muitas pessoas, são alguns dos maiores vilões do mundo moderno, pois causam a maior parte das emissões de poluentes na atmosfera, especialmente nas grandes cidades. Também porque são veículos muito grandes para circularem pelas ruas e avenidas, e com isso, atrapalham o trânsito.

Por esses e por outros motivos, para muita gente, os caminhões representam o atraso, e não podem ser associados ao futuro e a todos os avanços que ele nos reserva.

Pois é justamente na contramão desse tipo de pensamento que alguns engenheiros russos desenvolveram um projeto de caminhão futurista, movido à energia limpa e mais flexível para se movimentar nas grandes cidades.

Esses engenheiros são Elena Petrova e Konstantin Fedorov, e segundo o que foi divulgado por eles, o projeto de caminhão do futuro será possível em meados de 2040.

Flex Futurum

O nome do caminhão do futuro da dupla russa é KAMAZ Flex Futurum: um caminhão que permite que se altere seu tamanho para atender as necessidades de cada tipo de situação. Ou seja, para algum determinado tipo de carga, ele pode ter 7,5 metros de comprimento. Agora para uma quantidade maior, ele pode atingir até 20 metros! Tudo graças ao sistema de membranas flexíveis que revestiria toda a carroceria do caminhão e aos cabos e vigas laterais. Tudo isso, além de auxiliar na flexibilidade, também auxiliam na mobilidade, já que controlam toda a movimentação feita pela carroceria do caminhão. Com isso, o KAMAZ Flex Futurum teria um aspecto semelhante ao de uma imensa sanfona.

Outro fator que torna esse um caminhão totalmente diferente dos modelos atuais é a poluição. O KAMAZ Flex Futurum não utilizará óleo diesel, e, portanto, não emitirá poluentes na atmosfera, e também não gerará fumaça. Ele será movido a energia elétrica, que será gerada por motores elétricos alimentados por células de hidrogênio.

KAMAZ Flex Futurum

Isso representará um avanço tanto no aspecto ambiental, já que não haverá emissões de poluentes, quanto no aspecto econômico, já que sua autonomia será maior e ele não necessitará de reabastecimentos constantes.

Além de todos os avanços tecnológicos empregados em sua estrutura flexível e nos seus motores elétricos, o KAMAZ Flex Futurum também tem em seu projeto, uma preocupação com o motorista do caminhão. Sua cabine terá o máximo de conforto e toda a sorte de dispositivos tecnológicos que permitirão ao motorista não apenas pilotar o caminhão, mas também controlar todos os mecanismos que fazem desse modelo, o mais inovador de todos os tempos.

Uma pena que, como já dito, realmente, esse se trata de um caminhão do futuro, já que só chegará às ruas e estradas mundiais, muito provavelmente em 2040.