A empresa sueca Einride revelou recentemente os detalhes de um semirreboque elétrico desenvolvido pela companhia e que funciona basicamente como uma bateria extra para caminhões elétricos e autônomos. De acordo com as informações que foram reveladas, o semirreboque fica acoplada na parte de trás do veículo comercial.
Desta forma, o reboque consegue ampliar consideravelmente a autonomia de fábrica dos caminhões elétricos, o que acaba oferecendo também alguns outros benefícios para as empresas que utilizam estes modelos, como a redução da quantidade de paradas e também a redução dos gastos de uma forma geral.
Este aumento da autonomia se dá graças ao pacote de baterias com capacidade de 320 kWh. Elas ficam nas laterais do chassi do semirreboque. Dessa forma, um caminhão elétrico conectado ao novo implemento pode percorrer até 650 km, segundo informações da Einride.
O equipamento também traz informações dinâmicas, através da one-ride Saga. Ela funciona como uma plataforma da Enride que faz a comunicação entre a carrega e o cavalo-mecânico. Ele mostra o peso da carga transportada e a condição em tráfego, por exemplo. Além disso, faz o planejamento da rota e privilegia a eficiência, com paradas para recarga apenas quando necessário. A plataforma permite ainda monitorar as condições do veículo, com dados sobre períodos de manutenção.
De acordo com o comunicado oficial que foi divulgado pela empresa na ocasião do lançamento do equipamento, ele vai ajudar os transportadores a migrar de vez para a propulsão elétrica, com mais autonomia a um custo competitivo. "Falta muito para o setor de transporte virar a chave para a eletrificação. E a Einride quer acelerar essa mudança no setor de cargas?, resume o chefe da fabricante, Robert Falck.
A previsão é de que o semirreboque chegue no mercado a partir de outubro.