A Daimler, empresa que é dona de mercas como a Mercedes-Benz, apresentou oficialmente nesta semana o seu primeiro modelo de caminhão elétrico. De acordo com as informações que foram repercutidas pela imprensa internacional especializada, a United Parcel Service será a primeira cliente a utilizar a novidade.

Daimler apresenta primeiros modelos de caminhões elétricos

O modelo do caminhão foi batizado de eCanter. A partir dessa experiência, a ideia principal da marca será ampliar a oferta de caminhões que serão oferecidos utilizando como principal fonte de energia uma basteira elétrica. Além disso, o foco dos futuros lançamentos será oferecer opções mais baratas.

Este é o começo do desenvolvimento do mercado de caminhões de médio e grande porte elétricos. Muito do que se vê em relação a grande corrida que está sendo travada em busca dos motores mais eficientes movidos com energia elétrica são focados especialmente nos carros de passeio e de pequeno porte.

No caso da escolha deste modelo de lançamento, a Daimler optou por criar um caminhão focado em serviços de entregas dentro de cidades. Por isso, o seu tamanho pode ser considerado relativamente pequeno perto da grande quantidade de caminhões disponíveis, inclusive dentro da própria Mercedes-Benz.

Daimler apresenta primeiros modelos de caminhões elétricos

Neste primeiro contrato, a UPS deve começar a utilizar três eCanters no dia a dia de suas entregas. Além disso, a marca confirmou também que fechou uma parceria com quatro instituições sem fins lucrativos, que vão receber oito caminhões elétricos.

Dentre as informações técnicas que foram reveladas deste modelo de caminhão elétrico, sabemos que o alcance deste modelo será de 100 quilômetros com a bateria totalmente carregada. A marca não revelou o tempo total que a bateria demora para ser recarregada neste modelo.

De acordo com o diretor da Daimler Ásia, Mark Llistosella, o foco da empresa agora está na redução dos preços das baterias para estes modelos, o que está sendo visto como um dos principais entraves para o crescimento do segmento de caminhões elétricos no mundo inteiro. “O jogo começou”, declarou o executivo, referente ao início do que pode ser uma nova era para estes veículos de grande porte.