O mercado de vendas de caminhões ganhou novas direções nos últimos anos. Tecnologias cada vez mais modernas servem não apenas para seduzir grandes frotistas em relação ao monitoramento de seus motoristas e até ao conforto das viagens, mas também à redução de custos de manutenção e, principalmente para as grandes empresas, da emissão de poluentes. Disposta a se fortalecer como fabricante de comerciais pesados neste cenário contemporâneo, a Daimler Trucks apresentou em Stuttgart, na Alemanha, o Mercedes-Benz Urban eTruck, primeiro caminhão totalmente elétrico com Peso Bruto Total de até 26 toneladas. A intenção é mostrar que, no futuro, veículos deste porte participarão dos serviços de distribuição urbana com zero emissões.

A Daimler Trucks acredita que esta tecnologia poderá ser disponibilizada ao mercado já no início da próxima década. Segundo Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks, o veículo mostra a intenção da marca em desenvolver a propulsão elétrica para caminhões e atingir a maturidade com a produção em série. A ideia é a integrar os clientes ao processo para melhorar a experiência em relação à autonomia de operação e à infraestrutura de carga no transporte do dia a dia.

Mercedes-Benz Urban eTruck

Para tanto, uma parte considerável de seus investimentos futuros em pesquisa e desenvolvimento será canalizada para a condução totalmente elétrica. O Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks & Buses, destaca que os sistemas elétricos de propulsão até aqui tinham uso extremamente limitado em caminhões. Mas, com o crescimento dos custos e a necessidade de rapidez na entrega, criou-se uma inversão da tendência no setor. Seria essa a principal motivação para se investir em caminhões elétricos que possuam boas doses de autonomia e conectividade.

Mercedes-Benz Urban eTruck

O Urban eTruck está baseado em um caminhão pesado Mercedes-Benz de três eixos para serviços de distribuição de curta distância. Adicionalmente, os engenheiros da Daimler Trucks revisaram o conceito de propulsão: o trem de força convencional foi substituído por um novo eixo traseiro, com propulsão elétrica por motores posicionados diretamente nos cubos de rodas – solução derivada do eixo traseiro elétrico que foi desenvolvido para o ônibus híbrido Mercedes-Benz Citaro. A força é alimentada pelo conjunto de três módulos de baterias de íons de lítio. Isso resulta em uma autonomia de até 200 quilômetros, suficiente um dia de entregas típicas em distribuição urbana. Graças ao conceito integrado com os motores juntos aos cubos de rodas, as baterias são acomodadas em um local à prova de colisões, dentro do quadro do chassi.

Mercedes-Benz Urban eTruck

As vantagens de um propulsor puramente elétrico vão além da busca pelo transporte livre de poluentes. Modelos com este tipo de trem de força são capazes de atender às normas de poluição sonora, que costumam limitar o nível de ruído em determinados horários. Com isso, um modelo que opere em sistema elétrico pode circular sem preocupações à noite, com as ruas vazias, o que pode aumentar a produtividade e até a precisão em entregas. Além disso, a Daimler Trucks prevê que os custos das baterias terão diminuído duas vezes e meia entre 1997 e 2025 – de 500 euros/kWh para 200 euros/kWh, ou seja, de R$ 1830/kWh para aproximadamente R$ 730/kWh. Simultaneamente, o desempenho irá melhorar numa proporção equivalente – de 80 Wh/kg para até 200 Wh/kg.

As Nações Unidas trabalham com previsão de população global de 9 bilhões de pessoas até 2050, cerca de 70% deste total em áreas urbanas. Nestas condições, a melhoria da qualidade do ar, o menor nível de ruídos e o acesso às áreas com restrição de tráfego são questões decisivas para o setor de transportes de cargas. Atualmente, cidades como Londres e Paris já consideram a possibilidade de banir os motores de combustão interna de seus centros urbanos em um futuro próximo. Ou seja, caminhões totalmente elétricos serão fundamentais para garantir os suprimentos de alimentos e outros bens nas grandes metrópoles.


Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação