O serviço de correios dos Estados Unidos iniciou nesta semana um teste utilizando um caminhão autônomo para transportar correspondências em alguns locais específicos do país no serviço de entrega de correspondências. O objetivo é tornar as entregas mais rápidas e eficientes nos Estados Unidos, ao mesmo tempo mais baratas.
De acordo com as informações que foram divulgadas pelas empresas envolvidas no teste, os caminhões autônomos começarão a transportar correspondências entre as instalações do USPS em Phoenix e Dallas. Assim como exige a lei norte-americana, um motorista estará sentado diante do volante, caso precise intervir. Além disso, um engenheiro também estará sentando ao lado do motorista para verificar como se saem os caminhões.
Este programa envolve cinco viagens de ida e volta, o que totaliza 2.100 milhas ou cerca de 45 horas de condução. Ainda não foi definido se o serviço de correios vai continuar a utilizar este tipo de sistema nas suas entregas depois que piloto terminar.
"O trabalho com a TuSimple (startup envolvida no projeto) é a nossa primeira iniciativa em transporte autônomo de longo percurso", disse a porta-voz do USPS, Kim Frum. "Estamos realizando pesquisas e testes como parte de nossos esforços para operar uma futura classe de veículos que incorporarão novas tecnologias”.
"Esta corrida está realmente no ponto ideal de como acreditamos que caminhões autônomos serão usados", disse Chuck Price, diretor de produtos da TuSimple. "Essas corridas longas estão além do alcance de um único motorista humano, o que significa que, hoje, se fizerem isso, precisarão descobrir como cobri-lo com vários motoristas no veículo."
Um dado importante divulgado no mercado norte-americano e que acabou acelerando a busca por soluções nessa área é o que estima uma escassez de até 174.500 motoristas até o ano de 2024, devido ao envelhecimento da atual força de trabalho e também a crescente dificuldade de atrair os mais jovens para empregos como o de motorista.