A empresa Volta apresentou oficialmente nesta semana a versão final de produção do seu caminhão elétrico, que foi batizado como Volta Zero. De acordo com as informações que foram divulgadas pela companhia, os primeiros testes em condições reais estão previstos para acontecer no começo do ano de 2022 nas cidades de Londres e Paris. E o primeiro lote de produção está previsto para distribuir 25 unidades.
Este modelo de caminhão vai ser lançado no mercado em três variantes de tamanho diferentes: 7,5t, 12t e 18t. O foco principal do modelo deve ser justamente nas entregas que acontecem dentro das cidades, ou então em cidades próximas, com autonomia que deve variar entre 150 e 200 km.
Sobre a versão final de produção do caminhão, a fabricante afirma o seguinte:
O design final também confirma que o revolucionário ambiente de trabalho da cabine e premium para os motoristas, com sua posição de assentos baixo e central para melhorar a visibilidade e a segurança, será mantido até a produção.
Embora tenha uma relação próxima com o veículo de demonstração original, todos os painéis da carroceria foram redesenhados e atualizados para o design final. As mudanças visuais mais notáveis, mas ainda menores, incluem a remoção da barra de iluminação frontal horizontal, e a substituição da interface diagonal entre a cabine e o compartimento de carga por uma linha vertical, para melhorar a eficiência da construção do veículo.
A previsão é de que a empresa consiga produzir 5 mil caminhões elétricos até o final do ano de 2023, de 14 mil a 15 mil elétricos até o final de 2024, e quase o dobro até o final do ano de 2025. A empresa também está focando na criação também de um modelo de locação que seria um pacote completo, incluindo manutenção, reparo, carregamento e seguro.