A Alemanha viu de perto um modelo de caminhão elétrico fabricado e desenvolvido no Brasil. A montadora responsável pelo desenvolvimento do caminhão é a MAN, que é uma das marcas que pertence ao grupo Volkswagen. A apresentação aconteceu oficialmente na última quarta-feira, dia 11.

Caminhão elétrico nacional é apresentado na Alemanha

De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, este é um caminhão que foi criado e desenvolvido pela filial brasileira e destinado para as entregas nos mercados da América Latina e também da África. Os testes com esses caminhões estão previstos para começar no ano que vem.

Os modelos que devem começar a rodar pelas ruas das cidades será de 9 a 11 toneladas. A produção do caminhão vai acontecer na cidade de Resende, localizada no estado do Rio de Janeiro. A produção comercial dos caminhões, para atender a demanda dos consumidores, está prevista para começar no ano de 2020.

Um dos principais diferenciais do caminhão é realmente o fato de que ele é elétrico. O nome do modelo é “e-Delivery”, sendo 100% movimentado com propulsores elétricos, combinados também com uma transmissão elétrica. Segundo as especificações técnicas apresentadas pela MAN em relação ao modelo, o novo motor entrega um total de 80 kw (108 cv) de potência.

Caminhão elétrico nacional é apresentado na Alemanha

Quando circular pelas estradas fazendo suas entregas, este caminhão vai se diferencias dos demais especialmente pelo fato de ser completamente silencioso, uma vez que o motor também não emite gases poluentes. Toda a energia utilizada pelo modelo é gerada por bancos de bateria de íon-lítio.

A autonomia do modelo e-Delivery será de 200 km. As baterias poderão ser recarregas através de um carregador externo. O modelo contará com duas opções de recarga. A primeira modalidade será rápida, na qual será possível carregar 30% da bateria em 15 minutos. Já a carga mais lenta demora 3 horas para que a carga chegue no máximo.

O caminhão elétrico da MAN também conta com um sistema que consegue captar e converter a energia gerada no processo de frenagem do veículo para os propulsores. O modelo também conta com outros motores elétricos independentes que dão conta dos sistemas auxiliares, tais como compressor de ar, ar-condicionado, bomba de direção e de água.