A Alemanha viu de perto um modelo de caminhão elétrico fabricado e desenvolvido no Brasil. A montadora responsável pelo desenvolvimento do caminhão é a MAN, que é uma das marcas que pertence ao grupo Volkswagen. A apresentação aconteceu oficialmente na última quarta-feira, dia 11.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, este é um caminhão que foi criado e desenvolvido pela filial brasileira e destinado para as entregas nos mercados da América Latina e também da África. Os testes com esses caminhões estão previstos para começar no ano que vem.
Os modelos que devem começar a rodar pelas ruas das cidades será de 9 a 11 toneladas. A produção do caminhão vai acontecer na cidade de Resende, localizada no estado do Rio de Janeiro. A produção comercial dos caminhões, para atender a demanda dos consumidores, está prevista para começar no ano de 2020.
Um dos principais diferenciais do caminhão é realmente o fato de que ele é elétrico. O nome do modelo é “e-Delivery”, sendo 100% movimentado com propulsores elétricos, combinados também com uma transmissão elétrica. Segundo as especificações técnicas apresentadas pela MAN em relação ao modelo, o novo motor entrega um total de 80 kw (108 cv) de potência.
Quando circular pelas estradas fazendo suas entregas, este caminhão vai se diferencias dos demais especialmente pelo fato de ser completamente silencioso, uma vez que o motor também não emite gases poluentes. Toda a energia utilizada pelo modelo é gerada por bancos de bateria de íon-lítio.
A autonomia do modelo e-Delivery será de 200 km. As baterias poderão ser recarregas através de um carregador externo. O modelo contará com duas opções de recarga. A primeira modalidade será rápida, na qual será possível carregar 30% da bateria em 15 minutos. Já a carga mais lenta demora 3 horas para que a carga chegue no máximo.
O caminhão elétrico da MAN também conta com um sistema que consegue captar e converter a energia gerada no processo de frenagem do veículo para os propulsores. O modelo também conta com outros motores elétricos independentes que dão conta dos sistemas auxiliares, tais como compressor de ar, ar-condicionado, bomba de direção e de água.